Na quinta-feira, dia 03/10, tivemos a 3a. Assembleia Geral do Ensino Fundamental em 2013.
Damos ciência às famílias dos assuntos trazidos pelos alunos através dos representantes de turma e dos encaminhamentos propostos pela escola.
Assembleia de Escola
03 de outubro de 2013
* Assuntos tratados:
SUGESTÕES:
– A turma 1C sugere aulas de robótica para 2014; – a sugestão será passada para direção.
– A Turma 1C sugere um caça ao tesouro para o dia da criança; – Tentaremos encaixar na rotina da semana da criança.
– A turma 1C sugere ter pavê na sobremesa do almoço e a volta do Açaí na cantina; – Teremos pavê na próxima sexta-feira. Além disso conversamos sobre a importância das frutas e a necessidade de não exagerar no açúcar. O pavê sempre alterna com pudim, doce de leite, goiabada e gelatina de sobremesa. A demanda do retorno do açaí na cantina foi passada para a Nutricionista, que tentará um novo fornecedor.
– Sugestão de uma sala de informática maior no próximo ano; – a sugestão será passada para direção.
– Consertar a descarga do mictório; – o setor administrativo está providenciando.
– Mais banhos de mangueira com a chegada do calor; – Xangô colocará em suas aulas brincadeiras com água, mas os dias ainda não tem sido quentes o suficiente para isso.
– Sugestão de mais picolés na cantina (Pega Pop e Caseiro de morango) e mais dias com pipoca e pizza. – A nutrição avaliará os picolés sugeridos e diz que a pipoca não tem tido saída. Os alunos poderão pedir pipoca nos dias especificados no cardápio (segundas e quintas), e a cozinha preparará.
– Sugestão de sacolé na cantina – Faremos um sacolé na Culinária especial da Semana da Criança. A Nutricionista não considera viável a produção diária para venda, já que o sacolé é um produto artesanal e demandaria muito tempo das cozinheiras da escola.
– Sugestão de mais luzes no campinho. – A sugestão será passada para a direção e, com a chegada do horário de verão, voltaremos a fazer o rodízio de utilização do campinho na hora da saída.
CRÍTICAS:
– Um menino da turma 1B fica furando fila no bebedouro após o recreio; – conversamos que furar fila é inaceitável e que se continuar acontecendo um adulto precisa ser chamado.
– Alguns meninos da turma 2A passam na frente da fila da cantina e não respeitam quem já estava na fila; – combinamos que quando isso acontecer devemos conversar com a pessoa e, se não resolver, chamar um adulto na mesma hora.
– Alguns meninos da turma 1B estão falando palavrão na hora da saída; – conversamos sobre a importância do uso do vocabulário adequado ao ambiente escolar e que não é legal falar palavrão em lugar nenhum. Para o palavrão usaremos o cartão vermelho, deixando o aluno fora das brincadeiras por determinado período.
– Alunos da turma 1C e 2A brincam de pique na hora da saída e acabam empurrando os amigos que estão passando; – Conversamos sobre a importância de brincar com calma nesses momentos. Os alunos deram a sugestão de construirmos uma caixa de brinquedos como Uno, elástico, giz para fazer amarelinha, xadrez e dama, para ficar a disposição deles no telhadinho na hora da saída. A turma 1B fará uma caixa para os brinquedos.
– Um amigo da turma 1B não deixa amigo da turma 1A brincar e diz todos os dias que ele estraga a brincadeira; – Conversamos sobre como é legal aceitar os amigos na brincadeira e como o amigo que é excluído fica triste. Decidimos pedir ajuda da psicologia para conversar com os alunos.
– Alunos da turma 1A reclamam que nas aulas de inglês só tem atividades de recortar e colar; – a professora Clarisse explica que fazem parte da proposta do livro adotado e lembra que traz outras atividades também. Exemplifica com a aula externa que tiveram no próprio dia, com amarelinha em inglês, e se compromete a colocar mais aulas externas no planejamento para a turma.
– Os amigos da turma 1B não estão respeitando a regra de não jogar bola no telhadinho enquanto aguardam o horário da quadra ou do campinho; – esse assunto já foi conversado e, segundo as professoras, os alunos já estão conseguindo seguir a regra.
– A turma 1C critica alunos que chamam um amigo de um nome inapropriado; – Conversamos que esse comportamento é inadmissível e deve ser passado para a Coordenação, que definirá a consequência para o aluno.
– Aluno da 1C não pode xingar os amigos, implicar e roubar nos jogos; – As professoras relatam que os alunos estavam se reunindo para fazer o mesmo com este aluno citado. Um representante nomeia como vingança. Discutimos sobre o tema e se a vingança é considerada por eles um bom caminho. Concluímos que o melhor seria ajudar este aluno a lidar melhor com a competição e a se relacionar bem com os amigos.
– Alunos das turmas 1A e 1B não ajudam a guardar o Lego; – Demos uma chance deles agradecerem e se retratarem com o amigo que empresta frequentemente o lego para todos.
– Alunos da 1B que não deixam alunos da 2A jogar, porque são mais fortes; – Esse assunto já havia sido discutido. Reforçamos a importância de se colocar no lugar do outro e de repensar esta atitude.
– Os salgados às vezes têm sido trocados (sabores) na hora da venda. – Concluímos que isso aconteceu com uma remessa de salgados que vieram do fornecedor com a identificação trocada, mas que não é frequente. Coordenação e Psicologia também conversaram com os alunos que em qualquer lugar temos o direito de trocar o alimento sem custo, quando não recebemos o que foi pedido.
FELICITAÇÕES:
– Alunos da turma 1A elogiam a professora Beatriz por ela ser uma professora muito legal e ensinar coisas de um jeito divertido;
– A turma 1A elogia o Sarau;
– A turma 1A elogia o novo professor de música Igor;
– Turma 1A elogia os brinquedos que estão na quadra e a mesa de ping-pong;
– As meninas da turma 1A elogiam a amiga da turma 1B que consegue brincar com todas respeitando as opiniões de cada uma;
– Alunos elogiam a Simone pela limpeza da sala da turma 1A;
– Alunos da turma 1A elogiam a professora Sandra e a professora Andreia porque elas são legais e brincam com a gente;
– Alunos da turma 1A elogiam a professora Nathalia porque ela ajuda a cuidar das crianças;
– As crianças da turma 1A elogiam a Catavento porque tem muitas atividades legais;
– A turma 1A elogia Xangô por dar aulas mais legais e cumprir os combinados feitos com os representantes;
– A turma 1A parabeniza os professores e todos os alunos pelos eventos da escola que são maravilhosos;
– Alunos da turma 1A elogiam a professora Helena pelas aulas e pelas artes;
– Alunos da turma 1A e da turma 1B elogiam os professores e as crianças da Educação Infantil pelo trabalho lindo no Sarau;
– A turma 1A elogia todas as atividades porque eles aprendem cada vez mais;
– Aluno da turma 1A elogia amigo da turma 2A que está conseguindo tocar mais a bola para os outros amigos no futebol;
– Elogio à Nathália e suas aulas;
– A turma 1B elogia as aulas de arte, educação ambiental, educação física, música, futsal e ballet;
– Alunos da 1B sugerem mais jogo e menos treino nas aulas de futsal com o professor Renan;
– A turma 1B diz que o lixo no telhadinho melhorou, mas que ainda fica lixo no campinho, na quadra, na rampa e no corredor das salas das Turmas 1A e 1B;
– A turma 1B elogia a quadra coberta;
– A turma 1C elogia Sandra;
– A turma 2A elogia todos os professores e a direção da escola pelo excelente trabalho;
– A turma 1C elogia os passeios;
– Elogio ao dia dos pais e aos presentes para os pais;
– Elogio às novas lixeiras e informações nos banheiros;
– Elogio às alunas da Catavento que têm usado o banheiro de forma mais adequada. (Descarga dada e papéis na lixeira);
– Elogio ao primeiro simulado.
Dúvidas:
– A turma 1B pergunta o porquê de não poder mais jogar FRIV nas aulas de informática. – A Coordenadora esclarece que estes jogos já são utilizados com muita frequência em casa e que as aulas de informática devem estar voltadas para os temas dos projetos e os conteúdos desenvolvidos nas diferentes disciplinas, bem como para a utilização de ferramentas como Power Point, que serão aproveitadas nos trabalhos dos alunos. Estes são os objetivos da informática na escola. Os jogos que forem disponibilizados serão escolhidos pela professora de Informática com o foco do trabalho pedagógico.