O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (Sinepe/RJ)tem promovido a cada ano concursos com o tema Práticas Pedagógicas Diferenciadas. No ano de 2015 o concurso contemplou trabalhos no segmento do Ensino Fundamental I das escolas particulares do estado do Rio de Janeiro. A Catavento inscreveu cinco trabalhos dos quais três foram premiados, nas áreas de Ciência e Tecnologia e Sociedade e Cultura.
A premiação aconteceu no dia 22 de outubro, na universidade Unilasalle em Niterói e contou com a participação do Professor do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, em Portugal, Alexandre Ventura, que apresentou uma palestra com o tema “A Importância das Práticas Pedagógicas Diferenciadas na escola de hoje”. O SINEPE RJ premiou o 1º lugar com um Notebook; 2º Lugar com um Tablet; 3º Lugar com a assinatura da Revista Profissão Mestre e um ano de gratuidade nas atividades do SINEPERJ.
O trabalho “Baú do Tempo”, idealizado pela professora Sandra Salgado, foi trabalhado na Turma 1C transversalizando História, Português, Matemática e Ciências.O trabalho recebeu a terceira colocação na área de Sociedade e Cultura.
Outro trabalho premiado foi o “Mercadinho” desenvolvido pela professora Nathália Barcellos da Turam 1B, que teve a segunda colocação. O foco do projeto foi a Matemática. Brincando de mercadinho os alunos desenvolveram o raciocínio lógico matemático. Nesse trabalho os alunos recebiam uma receita e os precisavam comprar os ingredientes no mercadinho montado pela turma, lidar com o pagamento e dar o troco.
A primeira colocação, na área de Ciência e Tecnologia, foi o trabalho desenvolvido pela professora Lidiane Lovatel, da Turma 1A. A partir da música “Cio da Terra” de Milton Nascimento, a turma 1A confeccionou um pão, utilizando ingredientes saudáveis, focando no cuidado com a alimentação.
Parabéns a todas as professoras do Ensino Fundamental pela participação no concurso e pelo mérito em transformar os conteúdos em aulas inteligentes, estimulando o prazer dos alunos em aprender!
“A excelência é fazer algo comum de maneira incomum”.
Booker Washington