Sexta-feira, dia 09/12, tivemos a Festa de Despedida da Turma 2B, que completou o 5o ano, fechando o ciclo na Catavento e partindo para novos voos em outras escolas.
Cerimônia simples, mas muito emocionante, organizada pelos pais da Turma e pela equipe da Catavento, teve na programação: discurso de Direção, Coordenação, Pais e Alunos, entrega de certificados, acrósticos, homenagens, brincadeiras, lanchinhos e bolo!
A Turma 2B agradece a presença dos homenageados e familiares e compartilha com todos as imagens dos momentos de muita emoção e as carinhosas palavras da Coordenadora do Ensino Fundamental, Clarisse Pessoa, e da Psicóloga e mãe do aluno Victor Horta, Rita Melo.
“Durante esses últimos dias eu e essa turma compartilhamos momentos inesquecíveis ao produzir o vídeo para apresentar nessa despedida. Pela primeira vez fizemos o vídeo juntos, até então eu os fazia sozinha. A experiência nos trouxe muitas risadas, lágrimas e lembranças de tempos que para mim foram ontem, mas para eles uma eternidade atrás. Pensei nos caminhos que nos trouxeram até aqui.
Gostaria de agradecer aos alunos e pais pela confiança na Catavento durante todos esses anos. Um poema de Robert Frost, poeta americano que gosto muito, diz assim: Em um momento existiam dois caminhos a percorrer, eu escolhi o menos trilhado e isso fez toda a diferença. Novamente os caminhos.
Caminhos. Existem vários para se chegar aonde se quer chegar. Nem adianta tentar traçar uma linha reta daqui até lá, nem espelhar o seu caminho no caminho de outra pessoa. Cada caminho é único, como o Dna é único. Alguns caminhos são percorridos de forma mais lenta, outros mais rápidos, alguns dão mais voltas outros são mais diretos, mas cada um é especial e possui ao longo belezas que só você pode enxergar e dificuldades também, em todos haverá pedras. Parafraseando Drummond “No meio do caminho tinha uma pedra”, uma não, muitas. Mas você vai passar. Não se preocupe se o seu caminho tem mais curvas, é mais longo, mais curto, mais lento ou mais rápido. Nesses caminhos as maiores oportunidades e melhores surpresas te aguardam. E lute para que todos te levem aos seus sonhos e ao que você tem de melhor.
Existe um provérbio chinês que diz que um caminho de mil léguas começa sempre com um primeiro passo. E o primeiro passo foi dado por vocês. Existem uma infinidade de caminhos a sua frente, a Catavento foi o início do caminho de mil léguas de vocês, agradeço a oportunidade de ter acompanhado cada um de vocês até aqui. Agora, a caminhada continua.” (Clarisse Pessoa, Coordenadora do Ensino Fundamental)
“…Caminhos. Existem vários para se chegar aonde se quer chegar. Nem adianta tentar traçar uma linha reta daqui até lá, nem espelhar o seu caminho no caminho de outra pessoa. Cada caminho é único, como o Dna é único. Alguns caminhos são percorridos de forma mais lenta, outros mais rápidos, alguns dão mais voltas outros são mais diretos, mas cada um é especial e possui ao longo belezas que só você pode enxergar e dificuldades também, em todos haverá pedras. Parafraseando Drummond “No meio do caminho tinha uma pedra”, uma não, muitas. Mas você vai passar. Não se preocupe se o seu caminho tem mais curvas, é mais longo, mais curto, mais lento ou mais rápido. Nesses caminhos as maiores oportunidades e melhores surpresas te aguardam. E lute para que todos te levem aos seus sonhos e ao que você tem de melhor…”
Clarisse Pessoa
Coordenadora do Ensino Fundamental
“SOU MUITO GRATA À CATAVENTO…
… pela paciência na adaptação do meu filho que não foi fácil!
… por ter permitido que o meu filho aproveitasse a infância correndo, subindo em pedras, árvores, se lambuzando de lama, de tinta, tomando banho de mangueira.
… por todos os limites que o meu filho recebeu e pelos conceitos que perdeu por suas atitudes quando foi preciso.
… por todo Respeito e Afeto com os quais o meu filho foi tratado. Deixando claro que afeto não é sinônimo de carinho, mas sim de se afetar com a criança.
… por toda escuta, diálogo e por estimular a reflexão, a crítica, a criatividade e a solidariedade do meu filho.
… por ter permitido que o meu filho convivesse com as diferenças, vendo nelas beleza e igualdade de direitos.
… por ter Helenice, Marinez, Sandra, Nathalia, Lidiane, Hannah, Adriana, Cristiane, Rose, Elisete, Edna, Xangô, Igor, Ricardo, Helena, Daniela, Clarisse, Ana Christina, Denise e Cláudia, e tantos outros que fizeram parte da história do meu filho.
… por ser um Sonho de Educação Real e Possível, e por agora poder vivê-lo novamente com o Felipe.
Queria poder compartilhar mais e multiplicar esse Sonho. Pena vivermos numa sociedade que duvida dele.
Fica aqui o meu enorme agradecimento e o meu desejo de compartilhar e multiplicar esse Sonho.”
(Rita Melo, mãe do aluno Victor Horta e Psicóloga da Catavento)