Conheça um pouco mais sobre a metodologia High Scope trabalhada na Educação Infantil da Catavento.
A ROTINA DIÁRIA HIGH SCOPE
“ A partir de um ambiente organizado e aparelhado para a Educação Infantil, o currículo High Scope prevê uma rotina diária consistente que apoie a aprendizagem ativa da criança. Esta rotina permite às crianças antecipar aquilo que se passará a seguir em cada momento do seu dia pré-escolar.
“ A partir de um ambiente organizado e aparelhado para a Educação Infantil, o currículo High Scope prevê uma rotina diária consistente que apoie a aprendizagem ativa da criança.”
Mary Hohmann & David Weikart
Livro “Educar a Criança”
O processo planejar-fazer-rever permite que as crianças expressem suas intenções, as coloquem em prática e reflitam sobre o que fizeram. As crianças indicam seus planos e depois concretizam-nos, apenas por alguns minutos ou por períodos, de acordo com a faixa etária. Fazer de conta e dramatizar, construir estruturas com blocos e desenhar são atividades iniciadas pelas crianças durante o tempo do fazer, após o qual os educadores as estimulam a rever as suas experiências. O tempo de pequenos grupos encoraja as crianças a explorar e a experimentar materiais novos ou familiares que os educadores selecionam com base nas suas observações diárias dos interesses das crianças, das experiências-chave, das unidades trabalhadas e das datas comemorativas. Durante o tempo de grandes grupos, as atividades de música, de movimento, de representação de histórias, de jogo cooperativo, de reflexões coletivas e de projetos podem ser iniciados por educadores ou crianças.” (Educar a Criança – Mary Hohmann & David Weikart – Fundação Colouste Gulbenkian)
ELEMENTOS DA ROTINA DIÁRIA
RODA DE BOAS VINDAS
Momento da rotina que se destina prioritariamente a dar as boas vindas às crianças em grupo e desencadear uma dinâmica em roda em que falar, prestar atenção e ouvir uns aos outros compõem os elementos principais.
PLANEJAR-FAZER-REVER
A seqüência planejar-fazer-rever se caracteriza por proporcionar às crianças oportunidades de fazer e expressar suas escolhas em relação aos materiais, atividades, parceiros e áreas (planejar); colocar em prática suas escolhas (fazer); organizar (arrumar); e compartilhar suas realizações com professores e pares (rever).
Neste momento, trabalhamos o desenvolvimento infantil na perspectiva de tomar a iniciativa, ter autonomia, independência e responsabilidade.
TEMPO DE ÁREA EXTERNA
É um momento que se realiza ao ar livre. Os professores focalizam toda sua atenção nas crianças para compreender e apoiar suas iniciativas no exterior de forma não diretiva. Assim, os professores, aprendem sobre os interesses das crianças e suas capacidades num contexto mais expansivo. Observando a natureza e ajudando as crianças a obter os materiais que precisam, os professores ampliam sua ação para além da sala de aula.
TEMPO DE GRANDES GRUPOS
Proporciona, sistematicamente, às crianças, atividades que privilegiam a ludicidade, diversão, imaginação e a partilha de experiências. Neste momento privilegiamos a integração do grupo em atividades coletivas, como música, dança, histórias e jogos de movimento.
TEMPO DE PEQUENOS GRUPOS
É um momento da rotina que se caracteriza por levar grupos pequenos de crianças a participar de uma atividade proposta pelo professor com base nos interesses e nível de desenvolvimento das crianças, a partir da utilização de materiais usados para explorar, criar, experimentar ou construir. Desenvolve competências cognitivas, estimula o raciocínio, atenção, concentração e a negociação de pontos de vista.
TEMPOS DE TRANSIÇÃO
A partir da compreensão de uma rotina diária consistente, as crianças ficam mais seguras para experimentarem estes tempos que acontecem em diversos momentos de seu dia, cujo objetivo é fazer a passagem de uma atividade a outra de forma prazerosa e lúdica.
AS ÁREAS DE INTERESSE
As salas de aula da Catavento são divididas por áreas de interesses. Essa forma de organizar a sala tem por objetivo possibilitar à criança a iniciativa, a construção e a descoberta de problemas e soluções. Ao encorajar as crianças a descobrir, usar e guardar os materiais por elas próprias, promovemos a independência, a competência e a possibilidade de escolha.
“Essa forma de organizar a sala tem por objetivo possibilitar à criança a iniciativa, a construção e a descoberta de problemas e soluções. Ao encorajar as crianças a descobrir, usar e guardar os materiais por elas próprias, promovemos a independência, a competência e a possibilidade de escolha.”
ÁREA DA CASA
Na área da casa, acontecem tanto brincadeiras individuais quanto brincadeiras coletivas. Na maior parte das vezes, as crianças imitam atividades vivenciadas em sua própria casa. As crianças envolvidas em atividades de imitação, exploração e faz-de-conta compreendem o mundo ao seu redor e vivenciam situações semelhantes à realidade. Este momento é essencial para a criança expressar seus sentimentos e desejos, usar a linguagem para comunicar os papéis que representa e responder às necessidades e pedidos de outras crianças.
ÁREA DE BLOCOS
Na área de blocos estão os materiais com os quais as crianças podem construir, juntar, separar, esvaziar, encher, e brincar de faz-de–conta. As crianças constroem todo tipo de estrutura com os materiais de construção: garagens, parques, cidades, zoológicos, etc. Com crescente reflexão, as crianças começam a fazer testes de equilíbrio, inclusão, padronização e simetria. Fazem também combinações de blocos com figuras de pessoas, animais, veículos, em brincadeiras que imitam a realidade percebida. As atividades realizadas nessa área permitem que a criança trabalhe não somente a questão da imitação, mas também a resolução de problemas espaciais, seriação e comparação.
ÁREA DE ARTES
Nesta área as crianças misturam, enrolam, cortam, viram, dobram, alisam, furam, marcam, juntam e separam materiais, transformam e combinam cores e formas, colam, raspam, picotam, criam coisas. Além de encorajar as crianças a criar e a explorar a arte de forma lúdica e prazerosa, essa área possibilita trabalhos de originalidade e criatividade.
ÁREA REPOUSANTE
Nesta área encontramos materiais de leitura, fantoches e jogos simples (quebra-cabeça, jogo da memória, dominós, etc.). As crianças observam e leem livros, simulam a leitura com base na memória e em pistas visuais contidas nas imagens, ouvem histórias, inventam e contam as suas próprias histórias, brincam de teatro ou com algum jogo. Este espaço proporciona excelentes momentos de construção das regras dos jogos e de diálogos entre as crianças.
ÁREA DO PROJETO
A partir do nosso trabalho com projetos e pesquisas, designamos uma parte da sala para expor os materiais produzidos e pesquisados com o objetivo de manipula-los com freqüência e ampliar nosso campo de ação. Sendo uma área “mutável”, a área do projeto está a cada dia sendo ampliada e modificada, de acordo com as propostas oferecidas.