A Catavento recebeu nesta semana a feliz notícia de que alguns dos seus ex-alunos se destacaram no Concurso de Redação promovido pela sua atual escola Colégio Nossa Senhora da Assunção.
Do 3o. ano do Ensino Fundamental à 3a. série do Ensino Médio, 32 alunos foram selecionados pelo alto nível de sua produção textual, a partir do Tema: Conquistas e desafios: Para se viver um grande amor.
A Catavento parabeniza, com muito orgulho:
– Lara Rodrigues Tavares Murta (7o. ano): cursou do Berçário ao 5º ano do EF na Catavento
– Lahiz de Carvalho Escrivães (8o. ano): cursou do Berçário ao 5º ano do EF na Catavento
– Carolina Furtado Cormack (9o. ano): cursou a Educação Infantil na Catavento
As redações premiadas serão organizadas e publicadas em um livro.
“Ficamos muito felizes e orgulhosos quando recebemos a notícia que Lahiz foi uma das vencedoras de um concurso de redação que o colégio onde estuda realizou. Acompanhamos todo o processo, desde a pesquisa que antecedeu ao concurso e o que mais nos chamou atenção foi a tranquilidade dela frente ao novo desafio. Acho que ela mesma não encarou como desafio… Ela participou dessa atividade sem a preocupação do resultado e desta forma tudo fluiu sem medo.
Lahiz tem tido um interesse crescente pela leitura e produção de textos, hábito que se iniciou na Catavento desde a educação infantil, com a produção de livros (que guardamos com carinho até hoje) e as atividades de leitura e interpretação no ensino fundamental.Na Catavento ela também desenvolveu a naturalidade de encarar as propostas de estudo, dedicando-se a tarefa, mas sem medo do resultado.Ana Christina Escrivães
Mãe de Lahiz Escrivães e Pediatra da Catavento
Imagino que, para nós como pais, será uma emoção como a Festa do Livro na Catavento, quando ela fez sua primeira leitura em público. Agora apresentará sua primeira produção de texto em público. Nossa menina está crescendo…
Ana Christina Escrivães
Mãe de Lahiz Escrivães e Pediatra da Catavento
Cláudia, Diretora Pedagógica da Catavento, também deixa o seu depoimento emocionado com o crescimento das suas alunas.
“Educar, esta tarefa impossível, como pensou Freud, traz muitos desafios e muitos prazeres!
Um deles é observar o desabrochar da criança no contato com a leitura e a escrita, e acompanhar seu desenvolvimento neste aspecto, na ampliação da compreensão de palavras para frases, de frases para pequenos textos e de pequenos textos para grandes textos, que vão se transformando em redações em suas diferentes formas.
Ter a oportunidade de contribuir e assistir a transformação dessas alunas em meninas escritoras, revela que nosso propósito de educar de forma a garantir a boa relação do/a aluno/a com o mundo das ideias e das palavras, foi alcançado.
Parabéns a Lahiz, Lara e Carolina, às suas famílias base do estímulo para a boa leitura e ‘a todos os docentes que apresentaram à nossas escritoras o mundo maravilhoso dos livros, desde a mais tenra idade!”
“Ter a oportunidade de contribuir e assistir a transformação dessas alunas em meninas escritoras, revela que nosso propósito de educar de forma a garantir a boa relação do/a aluno/a com o mundo das ideias e das palavras, foi alcançado.”
Cláudia Costa
Diretora Pedagógica da Catavento