No segundo semestre de 2013, chegou um momento muito esperado pelas crianças do Grupo 2 da Catavento, o do dever de casa.
As crianças demonstraram interesse, cuidado e dedicação ao levar a sua primeira tarefa para casa. Os deveres serão enviados todas as terças e sextas-feiras contemplando as áreas de linguagem e matemática.
O retorno das famílias do Grupo tem sido bastante gratificante. Recebemos vários relatos na agenda sobre o entusiasmo e o desejo das crianças de realizar as tarefas em casa.
O retorno das famílias do Grupo tem sido bastante gratificante. Recebemos vários relatos na agenda sobre o entusiasmo e o desejo de realizar as tarefas em casa.
Marcela Santana
Professora do Grupo 2
Seguem alguns depoimentos:
“Na sexta, ele chegou super animado pra fazer a tarefa de casa.” (Juliana, mãe de Pedro Augusto)
“O Guilherme adorou o dever de casa! Fez com muita alegria e tranquilidade.” (Thaís, mãe de Guilherme Daher)
As atividades são desenvolvidas a partir dos conteúdos e projetos trabalhados. Nesse momento, o foco esta no Sarau da Família em 2013 com o tema “Vinícius e seus Amigos”, no qual o Grupo 2 esta aprofundando a obra “Toquinho no mundo da criança”.
“Na sexta, ele chegou super animado pra fazer a tarefa de casa.”
Juliana
mãe de Pedro Augusto
“O Guilherme adorou o dever de casa! Fez com muita alegria e tranquilidade.”
Thaís
mãe de Guilherme Daher
ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA TAREFA DE CASA
– A tarefa de casa deve ser feita em local tranqüilo, com boa iluminação, onde não haja barulho ou interferências.
– Combine com a criança o melhor horário para fazer a tarefa, e estabeleça uma rotina.
– Oriente a criança para organizar o material que vai utilizar antes de começar. É muito importante estimular a autonomia, o cuidado e a responsabilidade com o material, tanto em casa quanto na Escola.
– Apoie a leitura do enunciado. Na realização da tarefa, apenas oriente.
– Nunca faça pela criança. Se ela encontrar dificuldade, mesmo com apoio, não insista. Apenas informe a professora através da agenda, para que ela possa aprofundar o trabalho com a criança em sala.
– Deixe que a criança exercite a escrita espontânea, escrevendo “do jeito dela”. Não “corrija” seus “erros”, pois é importante que ela tenha a liberdade de experimentar suas hipóteses. Além disso, dessa forma, a professora pode identificar em que estágio do processo de construção da escrita a criança se encontra.
– Se a criança insistir em perguntar como se escreve determinada palavra, escreva para que ela visualize. Utilize sempre a letra script, do alfabeto utilizado na Catavento (no verso da folha). Responda somente o que a criança perguntar.
– A tarefa deve ser feita com lápis preto.
– O uso da borracha deve ser evitado nesta fase e o uso dos lápis preto e de cor são mais apropriados do que o uso constante de hidrocor, principalmente para o preenchimento.
– Colorir e ter cuidado com a limpeza da “tarefa”, fazem parte do processo de construção de uma boa relação com o aprendizado da leitura e da escrita.
– É muito importante que a criança traga os deveres e pesquisas no prazo combinado. Essas atividades têm como objetivos, além de fixar os conteúdos trabalhados, estimular o hábito de estudo e o senso de responsabilidade.