Dever de Casa no Grupo 2

Dever de Casa no Grupo 2

No segundo semestre de 2013, chegou um momento muito esperado pelas crianças do Grupo 2 da Catavento, o do dever de casa.

As crianças demonstraram interesse, cuidado e dedicação ao levar a sua primeira tarefa para casa. Os deveres serão enviados todas as terças e sextas-feiras contemplando as áreas de linguagem e matemática.

O retorno das famílias do Grupo tem sido bastante gratificante. Recebemos vários relatos na agenda sobre o entusiasmo e o desejo das crianças de realizar as tarefas em casa.

O retorno das famílias do Grupo tem sido bastante gratificante. Recebemos vários relatos na agenda sobre o entusiasmo e o desejo de realizar as tarefas em casa.

Marcela Santana

Professora do Grupo 2

Seguem alguns depoimentos:

“Na sexta, ele chegou super animado pra fazer a tarefa de casa.” (Juliana, mãe de Pedro Augusto)

“O Guilherme adorou o dever de casa! Fez com muita alegria e tranquilidade.” (Thaís, mãe de Guilherme Daher)

As atividades são desenvolvidas a partir dos conteúdos e projetos trabalhados. Nesse momento, o foco esta no Sarau da Família em 2013 com o tema “Vinícius e seus Amigos”, no qual o Grupo 2 esta aprofundando a obra “Toquinho no mundo da criança”.

 “Na sexta, ele chegou super animado pra fazer a tarefa de casa.”

Juliana

mãe de Pedro Augusto

 

“O Guilherme adorou o dever de casa! Fez com muita alegria e tranquilidade.”

Thaís

mãe de Guilherme Daher

 ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA TAREFA DE CASA

 – A tarefa de casa deve ser feita em local tranqüilo, com boa iluminação, onde não haja barulho ou interferências.

 – Combine com a criança o melhor horário para fazer a tarefa, e estabeleça uma rotina.

 – Oriente a criança para organizar o material que vai utilizar antes de começar. É muito importante estimular a autonomia, o cuidado e a responsabilidade com o material, tanto em casa quanto na Escola.

 – Apoie a leitura do enunciado. Na realização da tarefa, apenas oriente.

 – Nunca faça pela criança. Se ela encontrar dificuldade, mesmo com apoio, não insista. Apenas informe a professora através da agenda, para que ela possa aprofundar o trabalho com a criança em sala.

 – Deixe que a criança exercite a escrita espontânea, escrevendo “do jeito dela”. Não “corrija” seus “erros”, pois é importante que ela tenha a liberdade de experimentar suas hipóteses. Além disso, dessa forma, a professora pode identificar em que estágio do processo de construção da escrita a criança se encontra.

 – Se a criança insistir em perguntar como se escreve determinada palavra, escreva para que ela visualize. Utilize sempre a letra script, do alfabeto utilizado na Catavento (no verso da folha). Responda somente o que a criança perguntar.

 – A tarefa deve ser feita com lápis preto.

 – O uso da borracha deve ser evitado nesta fase e o uso dos lápis preto e de cor são mais apropriados do que o uso constante de hidrocor, principalmente para o preenchimento.

 – Colorir e ter cuidado com a limpeza da “tarefa”, fazem parte do processo de construção de uma boa relação com o aprendizado da leitura e da escrita.

 – É muito importante que a criança traga os deveres e pesquisas no prazo combinado. Essas atividades têm como objetivos, além de fixar os conteúdos trabalhados, estimular o hábito de estudo e o senso de responsabilidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2013-09-05T21:40:03+00:00 5 de setembro de 2013|Categories: Ed. Inf.|Tags: , |