O dia 29 de outubro foi muito especial para os alunos da Turma 1A, um marco na vida de nossos pequenos leitores, dos seus familiares e educadores. Em um clima acolhedor e de proximidade, a cerimônica começou com os alunos cantando “Aquarela”, de Toquinho, sob a regência do Prof. Rafael Prazeres. Em seguida, eles fizeram a leitura de algumas poesias do livro “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meirelles, e foram homenageados pela equipe pedagógica.
Hoje vamos celebrar um momento muito especial!
O encontro da Turma 1A, com o primeiro livro de poesias, da nossa valiosa Cecília Meirelles!Nessa turma peculiar temos duas meninas exemplares!
Two ladies girls!Maria Antônia e Sofia!
Leitoras, curiosas e criativas, se tornaram amigas e carinhosas na parceria, brincam e se aproximam, construindo uma boa relação de amizade!As duas estão cercadas por onze cavalheiros! Eleven gentlemen!
Boa oportunidade para aprenderem a se posicionar com meninos e futuramente, com o mundo à sua volta!
Now our gentlemen!
Com a letra “E” temos dois. Eduardo e Enzo.
Com jeitos diferentes de ser, com tempos diferentes de aprender, um tímido e o outro bem expansivo, se iniciam no mundo da leitura e da escrita com prazer!Em seguida na letra “G” também temos uma dupla, Gabriel e Guilherme.
Cheios de vida e curiosidade pelo novo aprendizado, se tornam leitores, cada um no seu tempo, conhecendo um novo mundo que se descortina com a descoberta da leitura e da escrita!Chegando na letra “L” temos um trio muito interessante!
Lucas Gonçalves, craque com a bola no pé e leitor cada vez mais interessado.
Lucas Gomes, talvez um futuro cientista, que descobre e mergulha no mundo da leitura e da escrita, no seu tempo.
Luiz Otávio, hoje já mais crescido, vai percorrendo a leitura e a escrita com calma e curiosidade, com seu jeito próprio de ser.Com a letra “M” temos Matheus, que foi para Portugal e voltou, ensinando várias expressões daquela cultura e hoje, já leitor vai descobrindo o prazer desse novo e mágico mundo.
Logo depois, com a letra “R” o nosso menino Ronaldo, que com sua curiosidade por questões profundas desde a idade mais tenra, percorre a leitura e a escrita, algumas vezes de forma tranquila e em outras de forma “contestadora”.
E por fim, com a letra “T” temos dois meninos leitores!
Théo Luiz e Tomás, o primeiro se solta no aprendizado e no social, de forma bonita e prazeirosa aumentando nossa felicidade.
O segundo, um cavalheiro e cavaleiro, aprofunda e se envolve com a leitura e a escrita de forma tranquila, se tornando um leitor interessado!Parabéns à Equipe desde a Educação Infantil até a Turma 1A, sob a liderança da Professora Nathalia, que com o passar dos anos foi contribuindo para a conquista de nossos leitores!
Meu agradecimento especial à Daniela, coordenadora pedagógica, por toda a dedicação e empenho com cada um de vocês!
Obrigada às famílias pela confiança no trabalho e parabéns pela escolha certa, dando a seus filhos a oportunidade de brincar, crescer e aprender sobre o mundo, na Catavento Espaço de Educação, em contato constante com as artes plásticas, a música, o teatro, com os esportes, com a língua inglesa e com as maravilhas da natureza!
Meus parabéns, meu carinho e muitos beijinhos para vocês!
Claudia Costa
Como é gratificante participar desse momento tão especial para os alunos. Agora a “porta” para a leitura e escrita está aberta.
Que vocês possam aproveitar cada minuto e descobrir um novo mundo na literatura.
E, como disse Rubem Alves, “ Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.”
Que vocês brinquem bastante com os livros.Nathalia Veiga
Homenagem à Turma 1A – 2019
Quando comecei a escrever esse texto pra vocês, me lembrei dessa frase de Manoel de Barros, poeta que me inspira muito: “A importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.” E percebi que esse foi o nosso objetivo até aqui, desde a Educação Infantil: Despertar o encantamento de vocês pelo mundo, pela vida, pelo conhecimento. Consequentemente, pela leitura, que é chave que abre as portas desse mundo tão fascinante.
Rubem Alves nos ensinou que aprender a ler é como aprender música: Primeiro é preciso ouvir e se encantar. Ouvimos a música, e não as notas separadamente. Da mesma forma, não são letras e sílabas que fascinam a criança, é a história! Sem saber ler, a criança já é sensível à beleza. Depois de ser picada pela beleza da história, é impossível esquecer. Aí então ela deseja dominar aqueles sinais misteriosos para usufruir dos prazeres dos livros por conta própria!
Outro ensinamento de Rubem Alves: “Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são todas e sem sentido” Para que serve a habilidade de ler e escrever, se não sabemos apreciar a poesia da vida, se não nos emocionamos e nos inspiramos com a leitura de uma boa história, se não refletimos sobre o significado mais amplo de uma notícia que lemos, se não utilizamos a escrita como forma de expressão de ideias e sentimentos? Precisamos da leitura como ferramenta, mas também como brinquedo, pelo simples prazer! É isso que dá sentido à vida. “O conhecimento nos dá meios para viver. A sabedoria, nos dá razões para viver.”
E é muito gratificante ver que nossas crianças já entenderam isso. Quando por exemplo a Sofia diz que “ler é se divertir”, ou quando o Enzo diz que ler “alimenta a imaginação.” Por isso, na Catavento a educação das sensibilidades é tão importante quanto a educação das habilidades.
Hoje, torço para que a leitura seja sempre para vocês uma daquelas “12 coisinhas à toa que deixam a gente feliz…” Lembram do livro da Ruth Rocha? Se possível, que seja uma das primeiras coisinhas da lista!
Como disse Fernando Pessoa, nós somos do tamanho do que vemos, e não do tamanho da nossa altura. E os livros vão fazer vocês enxergarem longe, e serem muito, muito grandes!
Por isso, esse é um dia muito importante. Sementes fundamentais foram plantadas e estão começando a dar frutos. Meu profundo respeito por cada um de vocês, pois como diz a linda música “Brincantoria”, do grupo Cantavento, “Toda árvore que é grande, já foi semente um dia.”
Que vocês floresçam, cada um da sua maneira, e ao seu tempo, mantendo sempre esses olhinhos encantados pelo mundo!
Daniela Santos