Uma das premissas da Catavento e da proposta pedagógica que desenvolvemos é estarmos atentos ao que acontece no Brasil e no mundo e tentar de alguma forma trazer isso para dentro da escola, favorecendo um aprendizado com significado. Cada vez mais vemos notícias relacionadas à água: escassez, enchentes e degradação ambiental. Resolvemos então trabalhar a água de uma forma geral com os alunos do Ensino Fundamental. “Nosso país tem uma Bacia Hidrográfica maravilhosa e muitas lendas baseadas nesses rios, uma conexão perfeita com o projeto geral da Catavento este ano, que é Literatura. Unimos então histórias, lendas, rios e água”, conta Clarice Pessoa, coordenadora do Ensino Fundamental. Depois das pesquisas e das diferentes atividades, montamos a exposição “Uma viagem pelos rios do Brasil” e os alunos apresentaram seus trabalhos para as famílias.
“Nosso país tem uma Bacia Hidrográfica maravilhosa e muitas lendas baseadas nesses rios, uma conexão perfeita com o projeto geral da Catavento este ano, que é Literatura. Unimos então histórias, lendas, rios e água”
Clarice Pessoa
Coordenadora do Ensino Fundamental
O projeto, como sempre, envolveu diversas disciplinas, e a interdisciplinaridade enriqueceu muito o processo e o resultado final. A Turma 2A trabalhou as lendas do Rio São Francisco, e, somado a isso, na aula de Artes desenvolveu um cartaz com uma serpente enorme e, na de Ciências, estudou a quantidade de água que existe em diferentes alimentos. Mariana Menezes, aluna da turma, diz que gostou muito de descobrir a composição das frutas e adorou apresentar isso na feira: “A melancia, por exemplo, é a fruta que mais tem água”, destacou.
O interesse de cada turma também contribuiu para o desenvolvimento das atividades. Francisco Lara, da Turma 1C, contou para os amigos sobre o que o impressionou quando conheceu o Rio Tapajós: “Nunca imaginei que um rio pudesse parecer um mar de tão grande!”, conta o aluno. Além de apresentar uma casa solar durante a exposição “Uma viagem pelos rios do Brasil”, Ricardo Linhares da Turma 2B também comentou sobre o desmatamento e os incêndios que as construções de hidrelétricas têm causado.
Raquel Pinheiro e Nathalia Veiga, professoras do Ensino Fundamental, contaram que as crianças mostraram muita vontade de aprender e os temas foram estimuladores. “Eles levaram o projeto muito a sério e absorveram bem os conteúdos. Muitas famílias mandaram materiais que enriqueceram ainda mais as atividades”, conta Raquel.
“Eles levaram o projeto muito a sério e absorveram bem os conteúdos. Muitas famílias mandaram materiais que enriqueceram ainda mais as atividades”
Raquel Pinheiro
Professora do Ens. Fundamental
Igor Siqueira, professor de Música, também participou ativamente do projeto e montou, junto com os alunos, uma sala de música onde, através de materiais trabalhados com o alunos, era possível ouvir os sons da natureza.
Confira o vídeo abaixo:
As famílias da Catavento compareceram em massa na exposição e o retorno foi maravilhoso. Erika Pereira, mãe de Vinícius, da Turma 1C, e Vítor, do Grupo 2, nos escreveu: “Os alunos mostraram muito empenho nas suas explicações e interesse pelo tema. O irmão menor também veio pra casa contando sobre os rios”.
“Os alunos mostraram muito empenho nas suas explicações e interesse pelo tema. O irmão menor também veio pra casa contando sobre os rios”
Erika Pereira
Mãe de Vinícius, da Turma 1C, e Vítor, do Grupo 2
Muito bom ver o resultado final do projeto aprovado por equipe, alunos e pais!
Aguardem que esse ano ainda tem muito mais!