Marinez, professora do Grupo 1, nos conta sobre um caminho interessante que percorreu para introduzir o Projeto para os pequenos. Ao abordar o Dia do Indio, tratou com o grupo sobre a história do índio Arariboia em Niterói, e depois passou para um olhar sobre a cidade de Niterói a partir das obras de Niemeyer.
“Em abril, eu e o Grupo 1 conversamos sobre os índios e seus costumes a partir da comemoração do Dia do Índio. O tema atraiu o interesse de todos, e na semana seguinte voltamos o nosso foco para o cacique Arariboia. As crianças ouviram músicas cantadas por um grupo indígena, assistiram ao clipe da música 1, 2 3 indiozinhos, ouviram e criaram histórias, confeccionaram colar e cocar, brincaram com Peteca confeccionada por eles e de Pique-Curumim, e também dramatizaram no campinho as atividades que os índios da tribo do Arariboia faziam. Um boneco construído com sucata por nós, o “Cacique Arariboia”, passou a integrar nosso grupo.
A partir das perguntas: O que é ? O que sabemos? O que queremos saber? e do estudo sobre os índios e a história de Araribóia, chegamos a algumas conclusões e outras indagações: O índio é…
João e Lucas Cunha:
“É uma pessoa que pinta o corpo.”
Teo:
“É uma pessoa que mora no mato.”
Caio:
“É uma pessoa que come milho.”
Aion:
“Pra que servia o arco e a flecha dele?” (Araribóia)
Erik:
“Como ele pescava?”
Vitória:
“Ele tinha roupas?”
Larissa:
“Quem fazia a comida?”
Sofia:
“Tinha banheiro na casa dele?”
Descobrimos que o cacique Arariboia recebeu Niterói por ter ajudado a expulsar os Franceses da Baia de Guanabara no dia 22 de novembro de 1573. Ele veio morar em Niterói com seu povo e aqui fundou sua aldeia. Quando morreu, em 1587, as terras e as fazendas da região deram origem aos centros urbanos, nascendo assim a cidade de Niterói.
Perguntei para o grupo, então: Quem conhece Niterói?
Ana Luz:
“Eu conheço o Campo de São Bento.”
Teo:
“Eu conheço o museu porque eu fui lá e andei na rampa.”
Caio:
“Eu fui no museu e vi uma exposição de brinquedos.”
Luiza:
“A minha mãe já me levou no MAC.”
Vitória:
“Eu fui nas barcas e vi a estátua do Cacique Arariboia.”
Bernardo:
“Eu moro em Niterói.”
E vocês sabem quem desenhou o museu? Descobrimos Oscar Niemeyer. A partir da sua foto, começamos a listar o que gostariam de saber sobre ele.
Vitoria:
“Ele já fez uma escultura da mãe dele?”
Luiza:
“Ele queria fazer um disco voador quando fez o MAC?”
Fernanda:
“Ele já fez outro museu?”
Teo:
“Eu queria ver ele desenhando.”
Júlia e João:
“Ele fez muitos desenhos?”
No momento, o Grupo 1 está pesquisando os monumentos que formam o caminho Niemeyer em nossa cidade. Já construímos o boneco “Oscar Niemeyer” e estamos confeccionando uma maquete do MAC.”
Um belo caminho para contextualizar o Projeto da Catavento em 2013, que terá sua Culminância no dia 30/11: “Construindo Niemeyer”.
Parabéns Grupo 1!