No dia 21 de março, a equipe Catavento se emocionou ao receber um email do Angelo, pai da Marina da Turma 2B, aluna da escola desde o Maternal e que se despedirá nesse ano após a sua formatura no 5º ano.
A escolha da família se deu em 2006, quando a mãe Daniela retornava de Salvador e ainda não era coordenadora da Catavento. No ano seguinte, a identificação só crescia e Daniela Santos passou a integrar a equipe da escola. Duas grandes e felizes aquisições: Marina, nossa querida aluna que vai deixar muita saudade… e Daniela, mãe e profissional de uma parceria preciosa. Angelo também foi muito importante nesse caminho: pai presente, participativo, ponderado e objetivo, que trouxe boas reflexões.
Para Marina deixamos uma mensagem:
” O prazer e o privilégio são nossos, Marina, de conviver com você todos esses anos. Menina curiosa, amiga fiel, ávida leitora de livros e do mundo à sua volta! Mas ainda teremos mais, pois fazemos questão da presença da família nos muitos momentos de confraternização que teremos na escola e nos prováveis lançamentos de seus livros.”
Compartilhamos o email de Angelo para a Catavento…
“Equipe Catavento,
Nosso primeiro encontro, entre minha família e vocês, se deu em 2006 quando Marina passou a integrar o grupo de alunos da educação infantil da escola. A recém chegada ao Rio, após alguns anos morando fora do estado, aliada à inexperiência de pais de primeira viagem, fizeram com que a escolha da Catavento viesse após a indicação de amigos, reforçada, é claro, pela forte identificação que tivemos com o espaço, a proposta pedagógica e as pessoas – direção, funcionários e alunos. Com o passar do tempo fomos transformando, juntos, a expectativa em confiança. Com relação à primeira, havia a esperança de que a Marina pudesse se divertir no amplo espaço oferecido pela escola, que soubesse lidar bem com as diferenças e eventuais indiferenças dos amigos, que fosse respeitada e que respeitasse os professores e que, acima de tudo, se sentisse feliz no lugar que escolhemos pra ela passar a maior parte do dia. Fomos surpreendidos com tamanha identificação dela com a escola. Além das atividades em sala de aula, Marina sempre fez questão de participar do balé, mosaico e capoeira, tudo pra ficar mais tempo na Catavento.
Ao mesmo tempo que lamento o fato da educação não fazer parte das prioridades dos nossos governantes, e que por isso amargamos tantos problemas sociais em nosso país, comemoro ao ver a postura da Equipe Catavento no desenvolvimento de um trabalho sério de educação, afinado com os pensamentos da minha família de que “um país se faz com homens e livros”.
“…comemoro ao ver a postura da Equipe Catavento no desenvolvimento de um trabalho sério de educação, afinado com os pensamentos da minha família de que “um país se faz com homens e livros”.”
Angelo Sousa
pai de Marina Sousa da Turma 2B
Nestes anos de parceria eu vivi grandes emoções e muitas me marcaram profundamente como a entrega do livro, cujo ritual simbolizava não só a importante conquista da escrita pela Marina e de seus amigos, mas também o sucesso do trabalho da escola; as apresentações teatrais e musicais dos alunos; as exposições dos lindos trabalhos realizados nas aulas de mosaico; as homenagens a Ziraldo, Monteiro Lobato, Luiz Gonzaga e Vinícius de Morais; e, é claro, as homenagens aos pais.
A Equipe Catavento cumpriu, de forma primorosa, o contrato que firmamos em 2006 e hoje, com o mesmo prazer e segurança daqueles amigos que nos indicaram a escola, passamos a apresentá-la também. O tempo voou e Marina cursa seu último ano na escola. Os ímãs afixados na geladeira de casa, com seus retratos dos anos passados na Catavento, nos avisam a todo instante que ela já não é mais a menininha do maternal e que, neste momento, somos nós, os pais, que precisamos passar pelo período de adaptação. Vamos agora nos preparar para pensar em algum outro lugar pra nos ajudar a cumprir mais uma etapa da educação da Marina e que, nele, nossa filha seja recebida da mesma forma carinhosa e acolhedora da Catavento.
Agradeço à vocês da Equipe Catavento pelo carinho e dedicação que fizeram a diferença na educação da Marina.
Angelo Sousa”
“A Equipe Catavento cumpriu, de forma primorosa, o contrato que firmamos em 2006 e hoje, com o mesmo prazer e segurança daqueles amigos que nos indicaram a escola, passamos a apresentá-la também. O tempo voou e Marina cursa seu último ano na escola. Vamos agora nos preparar para pensar em algum outro lugar pra nos ajudar a cumprir mais uma etapa da educação da Marina e que, nele, nossa filha seja recebida da mesma forma carinhosa e acolhedora da Catavento.”Angelo Sousa
pai de Marina Sousa da Turma 2B