A professora de Português e História, Sabrina Aguiar, fala sobre atividade interdisciplinar desenvolvida com a turma 2A: “Para mergulhar na nossa história e compreender melhor a escravidão no Brasil, a Turma 2A observou as obras do artista francês Debret. As pinturas de Debret, da época do Brasil colonial, retratam o cotidiano da sociedade brasileira. No primeiro momento, as crianças pesquisaram sobre a vida de Debret e escolheram uma de suas pinturas que mostra a vida dos africanos no início da colonização. Nas leituras das imagens, apresentaram suas próprias impressões das cenas e ampliaram seus olhares, compartilhando com os colegas suas conclusões sobre a vestimenta da época, os costumes, as construções e as práticas comuns de um sistema escravocrata. Ao ar livre, fizeram releituras (desenhos e pinturas) de algumas obras.”
Lidiane Lovatel, professora de Matemática, Ciências e Geografia também trabalha diversos conteúdos a partir de experiências concretas:
“Essa experiência foi vivenciada com estudantes da turma 2A durante as aulas de matemática. Em pequena escala medimos a superfície de objetos da sala de aula utilizando quadrados de um centímetro de lado. Os alunos refletiram e levantaram hipóteses de como poderíamos fazer o cálculo da superfície do apontador, da borracha e de um potinho pequeno. Utilizando os pisos como medida, calculamos a superfície da nossa sala de aula. Depois disso os alunos construíram com papel pardo quadrados de um metro de lado e foi lançado o desafio: Como poderíamos calcular a superfície de lugares como a quadra, o telhadinho e o xadrez do campinho utilizando este material? Em duas equipes, os alunos foram a campo para resolver o desafio lançado. Cada grupo resolveu a sua maneira, o que foi muito importante, porque depois pudemos sentar e discutir sobre as diferentes formas de resolver uma situação problema. Valorizando o pensamento do aluno, quebramos a necessidade da imposição do algoritmo.”
“Nas aulas de Geografia da turma 2A estamos conhecendo as diversidades do nosso país. Um dos temas trabalhados foi a população brasileira, com suas características, miscigenação e diversidade. Dentre as heranças culturais dessa mistura de povos, vimos o hábito de preparar e alimentar-se de diferentes tipos de alimentos, como por exemplo a pizza. Pesquisamos a origem da pizza, pensada inicialmente como uma comida de origem italiana. No entanto, descobrimos que a massa da pizza chamava-se piscea e que esta já era consumida pelos hebreus e egípcios. Finalizamos o conteúdo com uma deliciosa aula com preparo pelos alunos e degustação de uma pizza.”