Confiram a ata e os encaminhamentos da 1a. Assembleia Geral de 2014, realizada por alunos e equipe do Ensino Fundamental da Catavento:
Assembleia geral
14 de abril de 2014
* Assuntos tratados:
SUGESTÕES:
– Consertar a rede de ping pong e providenciar bolinhas. ( 1A) – Encaminharemos a demanda para o setor administrativo.
– Ter um gol no campinho. (1A) – Passamos a demanda para coordenação e direção e a equipe pedagógica acredita que a diversidade de brincadeiras precisa ser estimulada. Um gol somente privilegiaria a prática do futebol em detrimento de outras brincadeiras, já que temos gol na quadra.
– Mudar o hotel do passeio de integração. (1C e 2B) – A demanda foi passada e está sendo estudada pela direção da escola.
– As exposições e feiras deviam começar mais tarde. (1C) – Por questões de iluminação e organização dos horários de saída, as feiras não podem ser marcadas mais tarde. O tempo de exposição também se alongaria deixando os alunos muito cansados.
– Ter raspadinha e sacolé na cantina. (1C) – A nutrição da escola argumenta que já temos os picolés e que sacolé e raspadinha demandam um tempo grande para o seu preparo e que as cozinheiras não dispõem desse tempo. A coordenação sugere que seja feito sacolé como culinária na semana da criança.
– Ter uma feira de inventores. (1C) – A demanda será avaliada pela equipe pedagógica, mas todos acreditam ser uma boa ideia.
– Ter açaí na cantina (2B) – A nutricionista Gilda continua a procurar um fornecedor, mas ainda não conseguiu um que faça entrega de uma quantidade pequena em Niterói. Se alguém tiver uma sugestão para ser analisada, favor passar o contato na secretaria.
– Mais passeios a museus. (2B) – Os passeios de 2014 estão sendo programados e agendados.
– Sugestão de guaraná natural na cantina. (2B) – O guaraná natural não é mais comercializado na cantina devido ao alto valor na taxa de açúcar. Os alunos lembraram-se do trabalho que fizeram no ano passado sobre quantidade de açúcar nos alimentos e constataram esse fato.
– Sandra poderia ficar com a 2B no passeio de integração. (2B) – A organização dos quartos é feita pela equipe pedagógica. Provavelmente, Sandra ficará com os alunos da 1C, já que ela é professora dessa turma nesse ano.
– Gostaríamos que tivesse Fundamental II na Catavento. (2B) – A equipe pedagógica da Catavento acredita que na adolescência os alunos precisam de um universo mais amplo, com um maior número de alunos. “É o tempo dos passarinhos saírem do ninho e voarem.”
– Consertar o bebedouro do 2° andar e da quadra. (2B e 2A) – Demanda encaminhada para o setor administrativo da escola.
– Mais peixes na fonte. (1B) – Conversaremos com S. Valdir sobre a possibilidade de ter mais peixes na fonte. Alguns alunos também lembraram que alguns peixes morrem porque são alimentados de forma incorreta, com pão e biscoitos. A turma 1B fará uma placa de “Não alimente os peixes”.
– Passeio ao planetário (2A) – Os passeios de 2014 estão sendo programados e agendados.
– Ter mais livros na sala (2A) – Os alunos falam que têm muitos livros nas suas salas de aula, mas que para um ano inteiro acaba ficando repetitivo. A sugestão é que se faça um rodízio dos livros das salas de aula de três em três meses, supervisionado pelas professoras.
CRÍTICAS:
– A turma 1A reclama que o totó está enferrujado. (1A) – Na verdade o goleiro está travando um pouco. Pediremos a S. Valdir para colocar um óleo no totó.
– Os meninos da turma 1A reclamam que os meninos da turma 1C não respeitam o espaço deles para o futebol no campinho e só deixam os meninos da turma 1A jogarem quando eles trazem a bola de casa e emprestam. (1A) – Todos concordam que isso não é justo e que o espaço do recreio é para todos brincarem juntos, além do mais não é justo que todos os espaços sejam tomados por grupos jogando futebol. Estão se formando diversos grupinhos para jogar futebol e quem quer brincar de outras coisas não tem espaço. As professoras irão prestar atenção a essas questões e os cartões vermelho e amarelo serão utilizados, quando necessário.
– Uma das lixeiras novas do 3° andar não funciona. (2B) – Apesar de a lixeira ser nova, o pedal não funciona e é necessário colocar a mão na lixeira para abri-la. Encaminharemos a crítica ao setor administrativo.
– Crítica à Dayana por interromper o futebol da 1B, 1C, 2A e 2B para privilegiar a 1A no queimado. (2B) – A auxiliar explica que não privilegiou a 1A e sim diminuiu o espaço do futebol, para que quem quisesse brincar de queimado também pudesse brincar. Todos concordam que não é justo que quem não goste de futebol não tenha espaço para brincar.
– Aluno da 2A canta alto e irrita outros alunos o tempo inteiro (2B) – O aluno faz isso com o intuito de atrapalhar e irritar. Apesar de já se ter conversado com ele, os representantes dizem que ele não escuta. Pedimos a ajuda de Rita para conversar com o aluno.
– Alunos da turma 1C jogam a bola muito forte na educação física (1B) – Todos concordam que às vezes é difícil controlar a força da bola, mas que quando a situação for repetitiva, devem conversar com o amigo e, se continuar, conversar com o professor Xangô.
– Amigo da 1A maltrata as pessoas (1B) – Alguns alunos relatam que esse aluno costuma morder e empurrar os amigos, até de outras turmas. Conversamos sobre a necessidade de crescimento dos alunos quando vão para o fundamental e que podemos conversar ou colocar na assembleia quando não ficamos satisfeitos com um amigo, mas nunca bater. Pedimos a ajuda de Rita para conversar com ele e vamos observar.
– Os alunos maiores estão empurrando os menores na hora da entrada. (1B) – Reforçamos os combinados da hora da entrada e saída. Lembramos também a disponibilidade de novos jogos para o telhadinho para que tenham opções de atividades para ocupar esse tempo.
– Duas pessoas da 2A e 2B falam que um menino da 2A rouba no futebol e chama eles de cabeça de camarão. (2A) – Os combinados dos cartões amarelo e vermelho continuam e, quando alguém rouba no futebol com frequência, deve sair do jogo. Entretanto, nada justifica ofender um amigo. Todos concordam.
– Garotos da 2B implicam com aluna da 2A, zoando seu arco. (2A) – A menina da 2A diz que ela não gostou da brincadeira, que foi insistente. Todos concordam que respeitarão a amiga e pararão com a brincadeira.
– Um aluno da 1A empurra um aluno da 2A com força na parede. (2A) -. Conversamos sobre a necessidade de crescimento dos alunos quando vão para o Ensino Fundamental e que ninguém gosta dessas atitudes.
FELICITAÇÕES:
– A turma 1A elogia o lanche da cantina. (1A)
– Os meninos da turma 1A elogiam as aulas de futsal. (1A)
– A turma 1A elogia a aula de matemática com chocolate. (1A)
– Elogio às aulas de matemática com Bis e às aulas de ciências. (1C)
– Elogio à aula de geografia no campinho. (1C)
– Elogio às aulas de educação física. (1C e 1B)
– Elogio ao Mind Lab. (2B)
– Elogio à nova professora de inglês, Juliana. (1B)
– Elogio à aula de informática. (2A)