Assembleia Final em 2014

Assembleia Final em 2014

Dia 27 de outubro, tivemos a última Assembleia Geral do Ensino Fundamental no ano de 2014.

Confiram abaixo os assuntos discutidos pelos representantes de turma com a equipe da Catavento e os encaminhamentos dados para as questões trazidas pelos alunos.

SUGESTÕES:

– Trocar os bebedouros do Ensino Fundamental, porque o do corredor de cima é muito baixo e o de baixo deixa a água com gosto metálico. (1C) – O gosto metálico já passou, aconteceu pela troca do filtro do bebedouro. No conserto do bebedouro do andar de cima, ficou faltando uma peça que já está sendo providenciada.

– Ter aula de arco e flecha; (1C) – Explicamos que existe a necessidade de um número expressivo de alunos para formar uma turma e a necessidade de ter um professor bom e que possa vir à Catavento e, além disso, um espaço para a aula.

– Voltar a ter picolé de tangerina e abacaxi na cantina; (2A) – Estamos aguardando a volta dos sabores no fornecedor.

– Ter um jogo Uno ou Can Can na Educação Infantil para o Grupão; (2A) – Providenciaremos um jogo para ficar no espaço pedagógico, que poderá ser solicitado a um profissional da escola.

– Ter mais bolinhas de ping-pong, raquete e rede; (2B, 1A) – Os alunos sugeriram uma cesta para guardar o material na quadra. Vamos providenciar.

– Ter bolas para jogar no campinho; (2B) – Lembramos que o campinho é um espaço para diversificar, não só ficar no futebol. Sem bola podemos brincar de outras coisas: pique, elástico, corda, etc.

– Ter mais brinquedos no campinho; (1B) – Lembramos da sugestão de colocar uma rede de escalada na casinha do Tarzan. Nathália reforçou também que a casinha precisa de alguns reparos. Passaremos as demandas para o setor administrativo.

– Colocar duas pessoas na cantina para não ter tanta fila; (2B) – Conversamos sobre a impossibilidade de deixar a secretaria vazia e combinamos que cada aluno escolherá o lanche antes de chegar a sua vez para agilizar o atendimento.

– Revisar as descargas do banheiro feminino, que estão muito fracas; (1B) – Passaremos a demanda para o setor de manutenção. Lembramos também da necessidade de jogar o papel no lixo e de dar descarga após o uso do vaso sanitário.

– Ter um rodízio do gol no recreio da quadra; (1A) – Combinamos que para usar o gol todas as turmas têm que jogar juntas. A turma que não souber dividir perderá o direito de bola.

– Ter mais futebol na aula de educação física; (1A) – Xangô explicou que na aula de educação física aspectos importantes que ajudam no futebol são trabalhados, como por exemplo equilíbrio e força, mas de outras maneiras. Também falou sobre objetivos específicos que existem no currículo da educação física para cada série.

– Conserto do bebedouro mais baixo que não funciona; (1A) – Já foi consertado.

CRÍTICAS:

– Crítica aos profissionais da Catavento que deixaram materiais do Projeto na quadra impedindo o futebol; (1C) – Conversamos que a exposição do projeto às vezes demanda uma organização antecipada, e leva mais tempo para ser desmontada.

– Ao Xangô por não ter futebol nas aulas de Educação Física da 1B e 1C; (1C) – As aulas de educação física são orientadas para habilidades que os alunos precisam desenvolver nessa faixa etária.

– Aos meninos da 2A e 2B que pegam no pé de um só amigo (da 2A) quando ele “isola a bola” no futebol; (2A) – Conversamos que é preciso ter coerência no tratamento dos amigos. E que isolar a bola é algo que pode acontecer com qualquer um e que devemos ter paciência com os amigos neste momento.

– A um amigo da 2B que riu e jogou as cartas em cima de amiga da 2A quando ela ganhou no jogo; (2A)  – Quando a crítica foi lida o aluno citado levantou a mão e reconheceu que errou e fez questão de pedir desculpa novamente à amiga pelo que houve. Todos acharam que ele foi corajoso em assumir o erro e a amiga o desculpou.

– A uma amiga da 2B que estourou uma bexiga das alunas da 2A sem perguntar se era de alguém. A bola estava ao lado das mochilas delas; (2A) – A aluna que estourou a bola disse que não se lembrava bem do ocorrido, mas que as amigas dela disseram que foi ela, por isso ela decidiu pedir desculpas nessa ocasião e disse que não sabia que a bola era de alguém. A aluna da 2A desculpou a amiga da 2B.

– Ao Xangô, que às vezes é injusto nas aulas; (2A e 2B) – Os alunos argumentaram que os times, às vezes, ficam desequilibrados na Educação Física. O professor Xangô disse que são eles que escolhem o time e que eles precisam aprender a pensar estratégias para a escolha. Lembrou também que perder faz parte do jogo.

– Crítica a um aluno da 2A que causa confusão na entrada; (2B) – Lembramos que o momento da entrada é um momento que precisa de organização, e que o combinado é não correr no telhadinho e brincar de brincadeiras mais calmas. Até porque esse é o horário depois do almoço e a agitação não é boa inclusive para o nosso organismo. Combinamos que se o aluno continuar Clarisse e Rita conversarão com ele.

– Crítica a um aluno da 2A que xinga no futebol; (2B) – Clarisse lembrou que xingar é inadmissível no ambiente escolar. Os cartões amarelo e vermelho estão sendo utilizados e mesmo assim ele continua. Então se esse comportamento continuar o aluno perderá o direito de jogar futebol por um período maior de tempo.

– A um amigo da 1A que continua implicando com os amigos; (1A) – Conversamos que implicar não é comportamento adequado de aluno no Ensino Fundamental e combinamos que Rita conversará com esse aluno.

– Aos alunos da 1A que estão colocando a boca no bebedouro na hora de beber água; (1B) – Os representantes da 1B lembraram que colocar a boca no bebedouro não é higiênico, pois pode transmitir doenças e alguns alunos também se queixaram de que isso é nojento. Todos os alunos se comprometeram a prestar mais atenção na hora de beber água.

– Ao Ricardo que não toca a bola para os meninos da 1B; (1B) – Os alunos da 1B acham que Ricardo é muito bom na hora de jogar bola com eles, que ele é “Ninja” no futebol, mas que ele só toca a bola para os meninos maiores que jogam melhor.

– A dois amigos da 2B que estão chamando os bonecos da 1B de “vodu”; (1B) – Um dos alunos da 2B estava presente e assumiu que faz isso, mas pediu desculpas e se comprometeu de não fazer mais.

– Ao professor Xangô que está cantando músicas impróprias dentro da escola; (1B) – Os representantes da 1B primeiramente quiseram esclarecer que eles estavam na dúvida se essas músicas eram realmente impróprias. Conversamos que as músicas realmente impróprias são aquelas que falam algum palavrão ou que tenham conteúdos que não sejam indicados para crianças, e que algumas outras só não são adequadas para os momentos de sala de aula. Xangô explicou as situações. Na primeira, os alunos da 1B estavam subindo a rampa para ir para a educação física e alguns deles estavam fazendo a dança do “Lepo lepo”, quando ele interferiu “Que é isso rapaz! A dança do Lepolepo?”. E que em outra situação ele mencionou uma música da Anitta. Os alunos chegaram à conclusão que não teve problema.

– Ao Ricardo que, algumas vezes que a 1A chegou primeiro no gol disse que era o dia da turma 1C, mas a 1C fica quase todos os dias e ele nunca diz que o dia é da 1A. (1A) – Conversamos novamente que a quadra é um espaço de todos e quem quiser ficar com os gols terá que dividir. Se a turma 1C não quiser deixar os amigos brincarem, então vão perder o direito de jogar futebol.

FELICITAÇÕES:

– Elogio às aulas no campinho; (1C)

– Elogio à professora Helena que tem ensinado muitas coisas legais nas aulas de artes e educação ambiental; (1C)

– Elogio às aulas de matemática e ciências no campinho; (1C)

– Felicitações à turma 1C pelas lindas poesias feitas para o projeto; (1C)

– Elogio ao Ricardo que joga muito bem futebol; (1C)

– Elogio ao galinheiro e a horta; (2A, 1A, 1B)

– Elogio às professoras Andrea e Raquel pela aula com pizza; (2A)

– Elogio à professora Helena pelas aulas de mosaico e artes; (2A)

– Elogio ao projeto, que foi muito legal, e aos alunos da 1B que participaram bastante; (1B)

– Elogio aos professores da Catavento que fazem atividades diferentes; (1B)

– Elogio à professora Bruna, pois as aulas do Bilíngue são muito legais; (1B)

– Elogio à Nathália por ser engraçada e preparar aulas legais; (1B)

– Elogio à amiga da 1A que melhorou muito o seu comportamento e tem respeitado os amigos; (1A)

– As aulas de Educação Ambiental estão melhores e a turma está ajudando mais. (1A)

– A turma 1A elogia um amigo da 2B que é legal, os deixa jogar bola com os maiores e toca pra eles. “Ele é legal porque conversa muito com a gente”. (1A)

– A turma 1A elogia o projeto “Catavento em verso e prosa”, em especial os filmes da 2B, o cara a cara e as apresentações. (1A)

– A turma 1A elogia a maioria dos alunos da turma 2B que tem cuidado e brinca com eles. (1A)

– A turma 1A elogia a semana da criança, em especial o show de talentos e o festival de sorvetes. (1A)

2014-11-12T21:09:25+00:00 12 de novembro de 2014|Categories: Ensino Fund.|Tags: , |