No dia 25 de abril, tivemos a 1ª Assembleia Geral do Ensino Fundamental. Os representantes de turma eleitos nas Assembleias de Classe trouxeram as questões levantadas pelos alunos de cada grupo. Todos os pontos foram debatidos e encaminhados junto aos professores, Psicologia, Coordenação e Direção Pedagógicas.
Confira a Pauta e os encaminhamentos de alguns assuntos tratados:
Assembleia de Escola
25 de abril de 2013
SUGESTÕES:
– Mais aulas de artes. (2A e 1C) – Foi discutido sobre as necessidades de cumprimento do currículo do MEC e que não podemos diminuir a quantidade de tempo das outras disciplinas. Foi colocado também pelo grupo que o grupão possui aulas de arte e que após o horário regulamentar temos aulas extras de mosaico 2ª e 4ª.
– A Turma 2A sugere acampamento na escola. (2A) – Depois de inúmeras conversas lembramos que temos o passeio de integração para as turmas do fundamental em hotéis cuja estrutura de lazer e acomodações é mais adequada, prazerosa e confortável para todos.
– Aumentar os dias de dormir no passeio de integração para as turmas 1A e 1B. (1B) – Após a colocação, a coordenadora Clarisse explicou que a maioria dos alunos da 1A e 1B ainda precisam se adaptar ao passeio. Dormir duas noites, somente para os maiores.
– Sugestão de passeio ao planetário. (1C) – A coordenação e direção estão analisando passeios para o ano de 2013 e considerarão a sugestão.
– Mais passeios. (1B) – A coordenação e direção estão analisando passeios para o ano de 2013 e o próximo já está marcado para 22 de maio, no MAR – Museu de Arte do Rio.
– Aumentar o tempo da aula de futebol da escolinha. (1B) – Passaremos a sugestão para a administração da escola para análise para 2014.
– Colocar cesta de basquete na quadra. (1C, 1B) – A administração da escola analisará o pedido.
– Ter lixeira orgânica no refeitório. (2A) – Será providenciado pela administração da escola.
– Conserto do tamancobol. (1A) – Já está sendo providenciado pela administração da escola.
CRÍTICAS:
– Aluno da 1C fala palavras inapropriadas. (2A) – Depois de muitas sugestões e debates entre os representantes, chegamos à conclusão que falar palavras inapropriadas no ambiente escolar é falta de educação. Como combinado, criamos um “Cartão vermelho” que será usado pelas professoras durante o recreio. O aluno que usar vocabulário inadequado no ambiente escolar terá seu nome escrito no cartão. O aluno que tiver seu nome no cartão terá as seguintes sanções:
*1x – perderá 5 minutos de recreio;
*2x – perderá 15 minutos de recreio;
*3x – perderá um recreio inteiro.
– Banheiro feminino sem trinco. (2A) – Será comunicado à administração da escola.
– Alunos da 2A zombaram dos alunos da 1C. (1C) – Todos chegaram à conclusão que zombar uns dos outros não é legal e que caso aconteça o aluno deverá buscar a ajuda de um adulto que poderá aplicar a regra do “cartão vermelho”, caso julgue adequado.
– Garotos da 1C e 2A cantam funk no Grupão da Manhã. (1C) – Como qualquer gênero musical o funk pode ser cantado, desde que em momento apropriado e com vocabulário adequado, sem atrapalhar o momento do dever de casa.
– Telhadinho cheio de lixo após o recreio. (1B, 1A) – Os alunos (as) se comprometem a mantê-lo limpo e cuidar do seu ‘lixinho’.
– A turma 1A critica alunos maiores por jogar a bola muito forte no tamancobol. (1A) – Realmente tem acontecido de alguns amigos jogarem a bola forte a ponto de machucar outras pessoas e quebrar o tamancobol. Ficou decidido que a regra do cartão vermelho servirá também para o tamancobol.
FELICITAÇÕES:
-Elogio à Sandra, Clarisse e Andréa. (2A e 1C)
– Elogio às aulas de Educação Ambiental. (1C e 2A)
– Elogio à Catavento. (1C)
– Elogio a todas as aulas. (1C)
– As aulas de Informática são o máximo. (1C)
– Elogio à professora Nathália. (1B)
– A turma 1A elogia todas as aulas. (1A)
– Elogio à Feira da Saúde. (1A)
– A turma 1A elogia a professora Beatriz. (1A)
– Elogio a aluno da 1B que assumiu ter tirado cartaz de colega da 2A.