Assembleias Fundamental!

Assembleias Fundamental!

Respeitar, saber ouvir, cooperar, dialogar e ser solidário são alguns dos aspectos que devem ser trabalhados nas instituições de ensino. O processo educativo é um dos pilares da formação do cidadão, e algumas escolas investem em projetos que estimulam o senso crítico e despertam, na criança, o hábito de ouvir o outro, respeitar as diferenças e querer ser atuante no ambiente que vive.

As Assembleias que acontecem no Ensino Fundamental da Catavento são forte exemplo de construção da cidadania, cotidianamente com os alunos. 

A Catavento trabalha há alguns anos com assembleias no Ensino Fundamental. Trata-se de uma ferramenta de estímulo ao diálogo entre crianças, profissionais e instituição. A ideia é que os alunos apresentem suas críticas, elogios e sugestões. Neste sistema, cada turma elege dois representantes e um professor orientador e, posteriormente, acontece uma assembleia interna, onde eles debatem pontos que não estejam gostando e resolvem o que será levado para a assembleia geral. No dia da assembleia geral, alunos, professores e auxiliares se reúnem, e os representantes fazem as colocações pertinentes à sua turma.

‘É um exercício de cidadania, democracia, saber esperar para falar, respeitar a ideia do outro. Vejo um resultado muito positivo nos alunos. A gente observa que algumas situações que acontecem com eles em relação a comportamento são conversadas em grupo, para que eles se coloquem e possam levantar soluções. Vemos muitos resultados nas situações-problema, e as questões vão sendo resolvidas nesse espaço coletivo. A percepção que o aluno tem de que a escola está aberta para ouvi-los e que eles fazem parte desta sociedade, que inclui direitos e deveres, faz toda a diferença’, diz Clarisse Pessoa, coordenadora do Ensino Fundamental da Catavento.”

“É um exercício de cidadania, democracia, saber esperar para falar, respeitar a ideia do outro… A percepção que o aluno tem de que a escola está aberta para ouvi-los e que eles fazem parte desta sociedade, que inclui direitos e deveres, faz toda a diferença”

Clarisse Pessoa

Coordenadora do Ensino Fundamental da Catavento

Ata da 1a Assembleia Geral de 2019

Data: 24 de abril de 2019

Assuntos tratados:

Sugestões:

  • Brinquedos eletrônicos na Catavento;(1A) – Clarisse e Helena lembram que a escola é um local de socialização e brincadeiras sem eletrônicos, e entre colegas. Clarisse diz que brinquedos eletrônicos em excesso não é bom para a saúde. Helena lembra que as aulas têm bastante suporte eletrônico com a lousa e ainda têm as atividades feitas em sala nos computadores.
  • Ter mais contato com a natureza;(1A) – Os representantes das outras turmas não acham a sugestão da turma pertinente, já que temos um recreio de 40 minutos, três vezes por semana no campinho, além de diversas atividades realizadas fora de aula.
  • Conserto do trinco do banheiro;(1C, 2B) – A sugestão será passada para o setor de manutenção da escola para que as providências sejam tomadas.
  • Ter Toddynho na cantina; (1B) – A nutricionista da escola diz que o Toddynho não é uma bebida tão saudável, já que a sua base não é leite e é uma bebida processada. Os representantes da 2A lembram que durante o inverno a cantina oferece chocolate quente, feito na própria escola.
  • Ter mais frutas na cantina; (1B) – Os alunos sugerem que além de banana e maçã tenha mais variedade de frutas na cantina. A sugestão será encaminhada ao setor de nutrição da escola.
  • Ter mais aulas de artes; (1B) – Clarisse explica como é dividida a grade do Ensino Fundamental e que seguimos regras estabelecidas pelo MEC. Helena lembra que no próximo período manteremos as aulas de música e artes e ainda teremos o teatro, que compõem a disciplina Artes. Além disso, para quem gosta de artes ainda têm as opções de matrícula no Mosaico e no Grupão da manhã.
  • Ter uma mesa de ping pong; (1B) – Clarisse informa que a Catavento nesse momento não tem mesa de ping pong. Bernardo afirma que, assim que possível, fará esse investimento.
  • Ter picolé de manga e o picolé de banana do macaco (Pega-pop) e Chambinho; (1C, 2B) – A sugestão será passada para o setor de nutrição, mas Clarisse conversou que os picolés de fruta dependem da estação, o Chambinho não é adequado para venda em escolas e o Pega pop saiu de linha.
  • Ter coxinha assada na cantina;(2A) – A sugestão será encaminhada para o setor de nutrição
  • Ter batata frita de forno e pastel de forno na cantina; (1C) – A batata frita não é possível, em função de ser um produto processado e o pastel de forno já voltou a ser vendido.
  • Milho cozido na cantina;(1C) – Em situações especiais podemos ter milho na cantina, mas a saída costuma ser pequena, gerando muito desperdício.
  • Ganchos para mochilas no telhadinho;(1C) – Os representantes reforçam a necessidade de maior cuidado com as mochilas que não são de rodinha, que acabam danificando mais rápido, pois o fundo fica arrastando no chão. A sugestão foi passada para o setor administrativo e os ganchos serão instalados assim que possível.
  • Mascotes para Turmas;(1C) – Os representantes das turmas dizem que seria interessante que cada turma pudesse construir um mascote de sucata para representá-las. Fizemos uma votação para saber que turmas gostariam de aderir ao projeto e todas irão construir mascotes nas aulas de artes.
  • Ter balizas no campinho;(1C) – Clarisse explica que essa demanda já foi negada anteriormente, pois o futebol já acontece na quadra e nos dias de campinho as brincadeiras são outras. Nem todas as crianças gostam de futebol e no dia de quadra o futebol acaba predominando, nos dias de campinho é justo que tenhamos outras brincadeiras.
  • Dias sem ser futebol na quadra;(1C) – Conversamos que se alguém não quiser jogar futebol ou brincar das brincadeiras que acontecem na quadra, existe também a possibilidade da florestinha e do telhadinho.
  • Um dia especial para brincar na quadra no fim de dia;(1C) – Os representantes da turma 2B ressaltam a dificuldade que seria para os pais e para os profissionais chamarem os alunos. A turma 1C lembra que em dias de reunião os alunos ficam na quadra até a hora da saída. Os alunos da 2B concordam, mas dizem que esse é um dia especial e que os pais estão na escola e portanto sabem que eles estão ali. A coordenação e direção pensarão em alguma sugestão, talvez na semana da criança.
  • Uniformes com tamanhos maiores;(2A) – Clarisse esclarece que existe a possibilidade de encomenda de uniformes de tamanhos maiores em caso de necessidade.
  • Ter banheiros próximo ao campinho;(2A) – Clarisse e Helena dizem que a construção de banheiros perto do campinho não é uma prioridade nesse momento.
  • Ter um computador na sala de Artes;(2B) – A sugestão será passada para a administração da escola.
  • Mais bolas para a Educação Física ;(2A) – A escola já comprou novas bolas, estamos aguardando chegar.
  • Colocar protetor anti ruído nas cadeiras da sala de aula;(2B)- A Coordenação passará a sugestão para a administração e colocaremos assim que possível.
  • Ter croissant de chocolate na cantina;(2B) – A nutricionista explica que não é possível por ser um doce muito calórico.

Críticas:

  • Aula de Inglês muito repetitiva;(1A) – Os outros representantes dizem que as outras turmas têm impressão diferente. A professora de inglês, Letícia, diz que a turma precisa de mais concentração para poder aproveitar as atividades diferentes propostas e que a falta de foco da turma acaba deixando as atividades chatas.
  • A um aluno da turma 2B que zoa os menores;(1B) – Conversamos sobre o comportamento inadequado do colega e que, se não houver melhora, a coordenação o chamará para conversar individualmente e tentar ajudá-lo.
  • Críticas as crianças que ainda correm na rampa. Elas podem cair e se machucar;(1B) – Conversamos sobre como o Grupão da manhã se empenhou para realizar uma campanha e que alguns alunos ainda assim não estão respeitando as regras. Os representantes ressaltam a importância do cumprimento das regras para a própria segurança dos alunos.
  • Aos alunos que não dão descarga no banheiro;(1C) – Conversamos novamente sobre a importância dos hábitos de higiene.
  • À cantina porque os picolés estão ficando moles;(2B) – Já houve a solicitação da troca do freezer à Nestlé.

Elogios:

  • Aula de Educação Física é legal pois os jogos são legais; (1A,1B, 1C, 2A)
  • Aula de Artes, pois inspira-nos a fazer outras coisas de artes;(1B, 1C)
  • À aula de especiarias preparada pela professora Sabrina;(2A)
  • Às experiências das aulas da professora Lidiane;(2A)
  • Aula de Judô pois o professor é muito bom;(1B)
  • À sala e às aulas da professora Renata;(1B)
  • À escola; (1B)
  • À aula de inglês e ao Everyday English;(1B, 1C)
  • À cantina; (1B)
  • À aula de xadrez; (1B,1C)
  • Aos novos horários; (1C)
  • À sala de apoio com atividades diversificadas; (1C)

 

2019-05-24T11:50:49+00:00 24 de maio de 2019|Categories: Ensino Fund.|Tags: , , |