Sabrina Aguiar, professora de Português e História das turmas 2A & 2B, planejou uma rica vivência no foco do Projeto 2018 “Semeando Valores” e nos conta aqui com entusiasmo como foi a experiência:
“Inspirada na instalação ‘Caminhando em seus pés’ do Museu da Empatia, sediado em Londres, a turma 2B experimentou colocar-se no lugar do outro. Meninas com sapatos dos meninos, crianças calçando números menores ou maiores… Isso tudo de propósito e com um propósito!
As crianças vivenciaram literalmente o ditado popular que diz ‘não se pode julgar o homem sem antes caminhar uma milha nos sapatos deles’.
No primeiro momento, os alunos escreveram sobre uma de suas preocupações, em uma tira de papel. Depois, as tiras foram colocadas dentro de caixas de sapatos junto dos calçados das crianças. Cada aluno pegou uma caixa, sem saber a quem pertencia. Ao abrir a caixa que escolheu, precisou pensar possíveis soluções para as inquietações dos colegas, caminhando na área externa da Catavento, ‘em seus sapatos’.
Refletir sobre o jeito de cada um caminhar, seus sentimentos e pensamentos, certamente, contribuiu para semear empatia nas nossas crianças!”