“Nada de fantasias pesadas, quentes, ou máscaras que prejudiquem a respiração.”Sidnei Ferreira
presidente da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro
Dr. Sidnei ressalta que, além disso, não são recomendáveis tecidos inflamáveis como os emborrachados, e nem muita maquiagem e máscaras. “Na hora de maquiar a criança procure usar produtos conhecidos para evitar alergias”.
“Na hora de maquiar a criança procure usar produtos conhecidos para evitar alergias.”
Para a Drª Marilene Crispino, também membro da SOPERJ, algumas recomendações básicas são fundamentais para a saúde e bem estar da criança no dia de folia. Ela lembra que para evitar a desidratação, as crianças devem beber bastante líquido. E para brincar sem problemas, a alimentação deve ser leve, incluindo frutas e verduras.
“Para evitar a desidratação, as crianças devem beber bastante líquido.”
Drª Marilene Crispino
Pediatra e membro da SOPERJ
Outra questão importante é a dos produtos químicos que aparecem com força total nesta época do ano. Sprays para o cabelo, espumas e gliters para o corpo são alguns dos acessórios favoritos da criançada. “Deve-se sempre observar se o produto é aprovado pelo Inmetro ou por algum outro órgão competente. E é importante evitar a ingestão ou o contato com os olhos”, observa a Dra. Marilene.
“Deve-se sempre observar se o produto é aprovado pelo Inmetro ou por algum outro órgão competente. E é importante evitar a ingestão ou o contato com os olhos.”
Vale lembrar que ao sair para bailes infantis ou blocos de rua, os pais também devem identificar seus filhos com crachás, com nome dos pais, endereço e telefone para o caso de a criança se perder. “É importante incluir também o nome e telefone de algum outro familiar ou amigo. Às vezes os pais estão no local em busca da criança e não há ninguém em casa”, explica a pediatra.”
Fonte: SOPERJ