Na Experiência-chave proposta pela Metodologia High Scope de “Classificação, Seriação e Número”, a professora do Maternal Andreia Fiaux propôs a experimentação tátil “duro/mole”.
“Para entender os conceitos de “duro” e “mole”, as crianças do Maternal realizaram uma atividade em que puderam sentir a consistência do material se transformar através da manipulação realizada por eles. Elas receberam potinhos com cola e puderam mexer sentindo que ela estava “mole”. Aos poucos foram acrescentados bicarbonato de sódio e gotas de água boricada. A mistura muda a consistência inicial da cola até que esta fique “dura”. Os pequenos perceberam essa mudança ao verem o aspecto do material mudar e ao sentir mais dificuldade ao misturar os elementos. Todos curtiram o resultado “mágico” da atividade.” – relata a professora Andreia.
“ À medida em que as crianças vão explorando o seu mundo, recolhem, ordenam e organizam a informação numa tentativa de encontrar o sentido das suas ações e experiências.”
“ A aprendizagem acerca dos atributos das coisas e das pessoas começa na infância. Usando todos os seus sentidos para explorar, as crianças descobrem que os materiais possuem muitas qualidades.”
(Mary Hohmann & David P. Weikart, Educar a Criança 2004, p.679)
“ As operações de classificação têm como origem, essencialmente, o comportamento activo.”
Inhelder ( 1969, p.36)