Alunos da Turma 2A prepararam um gostoso bolo de inhame, a partir dos temas estudados nas aulas de História que abordavam os costumes dos grupos africanos e indígenas no Brasil Colônia.
O inhame era uma alimento bastante consumido por estes dois grupos étnicos no Brasil desta época. E, desde então, passou a fazer parte da culinária brasileira, tanto em receitas doces quanto salgadas.
O preparo da receita foi conduzido pela professora de História da turma, Raquel Santos.
Uma receita com inhame
“O inhame era um alimento muito consumido por povos africanos e indígenas. Por causa da influência desses povos, o inhame se tornou bastante presente na culinária brasileira, ingrediente de pratos doces e salgados.”
Bolo doce de inhame
Ingredientes
- 5 inhames (médios)
- 1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar
- 3 xícaras (café) de leite de coco
- 3 ovos
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 25 gramas de coco ralado
- 1 colher (café) rasa de sal
Modo de fazer
Primeiro, descasque os inhames e cozinhe-os em água com a porção de sal. Quando estiverem frios, amasse-os com um garfo até formar uma pasta macia.
Depois, bata as gemas com a manteiga e o açúcar e acrescente o leite de coco e os inhames amassados. Reserve.
Em seguida, bata as claras em neve e misture delicadamente com a massa. Aos poucos, junte o coco ralado à massa. Se desejar, acrescente uma pitada de sal.
Finalmente, passe manteiga ou óleo em uma forma (de bolo inglês grande), coloque a massa preparada e leve-a para assar em forno preaquecido (temperatura: 180º C). Deixe esfriar e retire da forma.
Os alunos estranharam um pouco o inhame tão açucarado, mas todos provaram e descobriram um pouco mais sobre nossas origens…