Nos dias 13 e 14/07, a Catavento teve o prazer de receber os avós dos alunos da Educação Infantil para uma deliciosa tarde de muitas brincadeiras e homenagens em comemoração ao Dia dos Avós celebrado em 26/07. O Professor de Música Igor Siqueira e a Professora de Artes Helena Costa também participaram desse momento com oficinas e até exposição no Telhadão!
Agradecemos a todos os avós que puderam estar presentes, enchendo a Catavento de carinho e aprendizado.
O texto abaixo transmite nossa admiração e gratidão.
A ARTE DE SER AVÓ
Netos são como heranças: você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe caem do céu… É como dizem os ingleses, “um ato de Deus”. Sem se passarem as penas do amor, sem os compromissos do matrimônio, sem as dores da maternidade.
Cinquenta anos, cinquenta e cinco… Você sente, obscuramente, nos seus ossos, que o tempo passou mais depressa do que você esperava. Não lhe incomoda envelhecer, é claro. A velhice tem as suas alegrias, as suas compensações, todos dizem isso, embora você, pessoalmente, ainda não as tenha descoberto, mas acredita. Todavia, também obscuramente, também sentida nos seus ossos, às vezes lhe dá aquela nostalgia da mocidade. Não de amores com paixões: a doçura da meia idade não lhe exige essa efervescência. A saudade é de alguma coisa que você tinha e que lhe fugiu sutilmente junto com a mocidade. Bracinhos de criança. O tumulto da presença infantil ao seu redor. Meu Deus, para onde foram as crianças?
Naqueles adultos cheios de problemas que hoje são os filhos, que têm sogro e sogra, cônjuge, emprego, apartamento e prestações, você não encontra de modo algum suas crianças perdidas. São homens e mulheres – não são mais aqueles que você recorda.
E então, um belo dia, sem que lhe fosse imposta nenhuma das agonias da gestação ou do parto, o doutor lhe coloca nos braços um bebê. Completamente grátis – nisso é que está a maravilha. Sem dores, sem choro, aquela criancinha da qual você morria de saudades, símbolo ou penhor da mocidade, longe de ser um estranho, é um filho seu que é devolvido. E o espanto é que todos lhe reconhecem o direito de o amar com extravagância. Ao contrário, causaria espanto, decepção se você não o acolhesse imediatamente com todo aquele amor recalcado que há anos se acumulava, desdenhado, no seu coração.
Sim, tenho certeza de que a vida nos dá netos para compensar de todas as perdas trazidas pela velhice. São amores novos, profundos e felizes, que vem ocupar aquele lugar vazio, nostálgico, deixado pelos arroubos juvenis.
E quando você vai embalar o menino e ele, tonto de sono abre o olho e diz: “Vó!”, seu coração estala de felicidade, como pão no forno!
Rachel de Queiroz
Feliz Dia dos Avós!!
Vejam os recadinhos que os avós deixaram para os queridos netinhos:
“Para meu netinho João, um grande beijão Vovó Cris.” (Berçário)
“Para minha netinha Larissa um beijão e muito carinho. Vovó te ama!!! Silvia” “Larissa, Princesa da vovó. Muitos beijos, Mônica”(Berçário)
“Para o meu Netinho Pedro, um beijo cheio de felicidades e amor.” (Berçário)
“Obrigada querida neta Helena pelo presente desta tarde tão feliz! Vó Cléa e Vô Silvia.” (Berçário)
“Sarinha! Beijão da vovó Nenia” (Berçário)
“Malu, Saúde, Paz e Amor para todos. Vovô Jairo” (Berçário)
“Chiquinho, amor de vovó!” (Berçário)
“Vovô Ruy e Vovó Marcia amam a Juliana.” (Maternal)
“Eloá é minha princesa, a alegria da minha vida. Vovó e vovô amam muito.” (Maternal)
“Ao nosso neto Thiago, muitos beijos. Vô Mateus.” “Presente de Deus. Vó Tete.” “Tenho cada vez mais amor por você, te amo. Vovô Batata.” (Grupo 1)
” Théozinho da vovó Cristina e do vovô Gonzaga. Você sabe que te amamos muito. Você mora em nossos corações. Beijos.” (Grupo 1)
“Malú, Vovó Vilma e vovô Caetano amamos muito você, que é a princesinha de nossa vida. Beijos vovó Vilma” ” Malu, vovó Bete te ama muito, você é um presente de Deus para nós todos. Que Deus te abençoe mais e mais em tudo te faz muito feliz. Beijo da vovó Bete, meu amor.” (Grupo 1)
“Querido neto, você é muito especial, amo você. Beijos, vovó Tete e vovô Zé.” “Arthur: você nós amamos pela alegria que nos dá. Vovó e vovô. Amamos você.” (Grupo 1)
“Com prazer e muito amor no coração, estarei sempre presente na Catavento. Vovó Ilza.” “Tarde gostosa com as pessoinhas que mais amo no mundo! Vovó Didi.” (Pedro, Grupo 1)
“Com prazer e muito amor no coração, estarei sempre presente na Catavento.”
Vovó Ilza
Pedro – Grupo 1
“Benção de Deus em minha vida! Vovô Paulo. A coisa mais rica do vovô e da vovó. Te amamos muito. Bjs.” (Clara, Grupo 1)
“Papai Gabriel: obrigado pela grande felicidade que você trás para mim! Te amo muito! Bjs, Gabriel” (Amelie, Grupo 1)
“Para meu neto Hayk, um beijo grande do vovô Jaime. Vovô Petrus também beija você!! E você chegou para tornar nossas vidas mais lindas, Hayk. Seu sorriso e brilho no olhar virou um sol de alegria e pureza. Obrigado por ser o amor da nossa família. Vovó te ama. Beijos, Carol.” (Grupo 1)
“… você chegou para tornar nossas vidas mais lindas, Hayk. Seu sorriso e brilho no olhar virou um sol de alegria e pureza. Obrigado por ser o amor da nossa família. Vovó te ama.”
Vovó Carol
Hayk – Grupo 1
“Com todo nosso amor, vovô e vovó.” “Henrique, hoje o dia está lindo, principalmente porque estamos aqui com você. Vovó Clara.” “Henrique, você e sua alegria são os melhores presentes em nossas vidas, que tudo seja sempre maravilhoso junto de você. Beijos, vovô Elô.” (Grupo 1)
“Henrique, hoje o dia está lindo, principalmente porque estamos aqui com você.”
Vovó Clara
Henrique – Grupo 1
“Vovó te ama! Que tenha asas para voar. E sabedoria para saber porque, como e onde!!! Seja feliz, hoje e sempre.” (Kauã, Grupo 1)
“Hoje está sendo um dia muito legal! Vovó Nenia.” “Querido Artur! A tarde de hoje foi muito gostosa! Você com seu lindo sorriso e com seu jeito tímido e carinhoso de ser, alegra meu coração! Vovó Cláudia.” (Grupo 1)
“Caíque, A dinda adorou passar a tarde com você! Te amo! Beijos.” (Grupo 2)
“Lavínia, vovó adorou passar a tarde com você. Te amo, querida. Vovó Ana.” (Grupo 2)
Alexandra, netinha amada, um presente do céu para nós. Te amo, querida! Vovó Inês.” (Grupo 2)
“Lola, é sempre muito lindo brincar com você. Beijos, Vovô e Vovó.” (Paola, Grupo 2)
“Mariana, você é a netinha mais querida. Você trás alegria para todos nós vovó Zin e vovô Ôbar amam você…” (Grupo 2)
“Alexandra, você é a alegria em nosso dia a dia. Vovó Angela. Eu Te Amo!” (Grupo 2)
“Alice, gostamos muito de passar o dia das vovós com você. Um beijo carinhoso, Bisa Lina.” (Grupo 2)
“Alice, gostamos muito de passar o dia das vovós com você. Um beijo carinhoso.”
Bisa Lina
Alice Igrejas – Grupo 2
“Querida Alice, Que tarde maravilhosa!!! Adorei!!! Curti!!! Te adoro!!! Vovó Izabel!” (Grupo 2)
“Pedro, Vovó Irandê te ama, obrigada pela festa. Je t’aime!” (Grupo 2)
“Pedro, Você é o amor da vovó. Fárida (Fafá).” (Grupo 2)
“Artur, a Vovó Léa e o Vovô Moacyr estão orgulhosos de você. Seja sempre este menininho alegre e inteligente. Beijo Grande.” (Grupo 2)
“Artur, Nós amamos muito você!! Beijos da vovó Vera e do vovô Roberto.” (Grupo 2)
“Lorenzo, amor, meu presente mais maravilhoso da minha vida. I love you – Dodozinha te ama demais.” (Grupo 2)
“Passei a tarde na escola da Vitória, ela é muito inteligente, foi muito agradável. Stella Avó.” (Grupo 3)
“O dia de hoje foi muito especial: vim de longe (São Paulo) para participar com a Ana Luz do dia dos vovós. É uma troca de amor que não tem preço. Obrigada a direção da Catavento de nos proporcionar esses momentos de emoção e magia. Vovó Tereza.” (Grupo 3)
“O dia de hoje foi muito especial: vim de longe (São Paulo) para participar com a Ana Luz do dia dos vovós. É uma troca de amor que não tem preço. Obrigada a direção da Catavento de nos proporcionar esses momentos de emoção e magia.”
Vovó Tereza
Ana Luz – Grupo 3
“Marta vovó de Lucas, Adorei a tarde com meu neto, foi maravilhoso.” (Grupo 3)
“Foi um dia maravilhoso que passamos, eu com Maria Fernanda e vovó Humberto no seu colégio.” (Grupo 3)
“Eu, e todos os vovôs e vovós, passamos uma tarde extremamente agradável e de muito amor, amizade e calor humano, confraternizando-nos nesta gostosa homenagem aos “vôs” e às “vós”. Parabéns à “Catavento” pela oportunidade dada aos “velhinhos”. Deus abençoe a todos. “Vô” Roberto – Sofia” (Grupo 3)
“Eu, e todos os vovôs e vovós, passamos uma tarde extremamente agradável e de muito amor, amizade e calor humano, confraternizando-nos nesta gostosa homenagem aos “vôs” e às “vós”. Parabéns à “Catavento” pela oportunidade dada aos “velhinhos”. Deus abençoe a todos.”
“Vô” Roberto
Sofia – Grupo 3
Caio, seja feliz hoje e sempre! Vovó Dôra.” “Hoje é um dia feliz! Estou desenhando com Caio!” (Grupo 3)
“Foi maravilhoso passar este dia com o nosso neto amado Bernardo Vargas. Muito divertido!!! Amamos. Vovô Izaias e Vovó Vera” (Grupo 3)
“Vovó e Vovô do Teo. Como todos os anos Eu adorooo!!!!!! Uma volta ao passado de Infância.” (Grupo 3)
“Como todos os anos Eu adorooo!!!!!! Uma volta ao passado de Infância.”
Vovó e Vovô do Teo
Teo – Grupo 3
“Larissa, vovó ama você. Você é minha Princesa. Beijo da vovó Fátima.” (Grupo 3)
“Eu e o vô Cláudio simplesmente adoramos o dia na escola da Júlia. Pra mim especialmente, foi maravilhoso, pois me senti honrado, pois não sou avó “oficial” , mas sou de coração. O trabalho desenvolvido conosco foi ótimo e a integração foi perfeita. Parabéns às crianças e às queridas professoras! Ass.: Priscila e Cláudio” (Grupo 3)
“Eu e o vô Cláudio simplesmente adoramos o dia na escola da Júlia. Pra mim especialmente, foi maravilhoso, pois me senti honrado, pois não sou avó “oficial” , mas sou de coração. O trabalho desenvolvido conosco foi ótimo e a integração foi perfeita. Parabéns às crianças e às queridas professoras! ”
Priscila e Cláudio
Júlia – Grupo 3
“Foi uma tarde maravilhosa! Quero bis! Obrigada!!! Vovó Didi” (João, Grupo 3)
“Foi muito bom passar uma tarde com a minha neta na escola dela lembrando um pouco da minha infância e da infância dela. Thalita e Solange.” (Grupo 3)
“Foi muito bom passar uma tarde com a minha neta na escola dela lembrando um pouco da minha infância e da infância dela.”
Vovó Solange
Thalita – Grupo 3
“Tarde com o Vitor foi muito boa. Marita” (Grupo 3)
“Minha princesa, hoje foi um dia maravilhoso, eu e o vovô ficamos muito felizes de ter passado esta tarde maravilhosa, com você e o amiguinhos. Te amamos muito. Vovó Graça e vovô Clair.” (Fernanda, Grupo 3)
“Minha princesa, hoje foi um dia maravilhoso, eu e o vovô ficamos muito felizes de ter passado esta tarde maravilhosa, com você e o amiguinhos. Te amamos muito. ”
Vovó Graça e vovô Clair
Fernanda – Grupo 3