Estudando sobre os meios de comunicação nas aulas de História, a Turma 1C começou a refletir com a Professora Sandra Leal sobre o uso excessivo de eletrônicos pelas crianças atualmente. E resolveram colocar em prática uma experiência proposta pelo livro didático: Ficar dois dias com a televisão desligada!
Ao conversar sobre como seria a experiência, a Turma se comprometeu a encarar um desafio ainda maior: Dois dias sem contato com qualquer aparelho eletrônico!!
Depois, todos registraram como foi a experiência. Confiram alguns depoimentos:
“Brinquei, conversei, li e fiz outras coisas. Não senti nem um pouco de falta da televisão, porque não assisto muita tevê… mas sim de alguns eletrônicos. (…) Me senti bem. Foi muito legal e achei positivo este trabalho, porque todos conseguimos ficar sem TV e sem eletrônicos. (…) Ajudou a gente a perceber quanta coisa legal a gente pode fazer em vez de assistir televisão.” Lara Bibiani
“Me senti feliz. A experiência foi positiva, porque eu cozinhei, li, brinquei, etc. E foi muito mais legal que assistir TV.” Nicole
“Fiz bolo, pão de queijo, subi em árvores. Fui na Capoeira, desenhei, me pintei, li livros e joguei jogos. Bem legal. Porque a criança perde o hábito de ficar horas vendo TV (jogando vídeo games), e aproveita o tempo que ela tem para brincar.” Estrela
“Eu li o meu livro, brinquei com meus bonecos, fui à piscina, montei meu robô e fui à escola.(…) Eu me senti feliz e cansado. Achei positiva (a experiência), porque fiz uma das coisas que eu mais gosto. João Bernardo
“Me senti feliz e alegre!!! A experiência foi positiva, porque temos possibilidade de experimentar novas coisas e não ficar vendo televisão toda hora.” Lara Santos
“Me senti muito tranquila. Não senti falta nem nada. Acho besteira entrar em pânico. Eu achei a experiência positiva” Ana Bárbara
Para a Catavento o resultado da experiência não surpreendeu, pois aqui a tecnologia só entra como aliada do aprendizado! Para que possam brincar e interagir de forma criativa e saudável, os alunos não trazem nenhum aparelho eletrônico para a escola. O que ganham com isso? O tempo precioso da infância!
Para saber mais sobre o assunto, leiam o artigo do Dr. Daniel Becker:
http://www.amamentareh.com.br/primeira-infancia/