Em agosto, tivemos mais um Grupo de Estudos com auxiliares e professores. Neste, a equipe deu continuidade ao planejamento do Projeto “Catavento em verso e prosa”, já discutindo detalhes da Culminância que acontecerá no dia 18 de outubro.
Dedicamos também um tempo do encontro para aprofundar a questão dos Limites na Educação. Profissionais leram e discutiram “O Papel do Adulto no Currículo High Scope”, metodologia aplicada pela Catavento na Educação Infantil. Depois aprofundaram o tema com os conceitos trazidos por Maria Teresa Maldonado no livro “Comunicação entre Pais e Filhos” de Formas Típicas e Formas Facilitadoras de Comunicação.
Disponibilizamos o texto para as famílias abaixo.
Assistam a algumas orientações da autora e Psicóloga em: http://www.youtube.com/watch?v=LgYZ-xBoyHg
A ABORDAGEM HIGH SCOPE
Os adultos enquanto apoiantes das crianças em ação
Tendo em conta que as crianças aprendem através das suas próprias experiências e descobertas, qual é o papel dos adultos no contexto da aprendizagem pela ação? No sentido lato, os adultos são apoiantes do desenvolvimento e, como tal, o seu objetivo principal é o de encorajar a aprendizagem ativa por parte das crianças. Os adultos não dizem às crianças o que aprender ou como aprender – em vez disso dão às crianças o poder de terem o controle sobre a sua própria aprendizagem. Ao desempenhar este papel, os adultos não só são ativos e participantes, mas igualmente observadores e reflexivos, sendo observadores-participantes conscientes.
Enquanto as crianças interagem com materiais, pessoas, ideias e acontecimentos para construir o seu próprio entendimento da realidade, os adultos observam e interagem com elas para descobrir como as crianças pensam e raciocinam. Os adultos tentam reconhecer os interesses e capacidades particulares das crianças, oferecer-lhes apoio e colocar-lhes desafios. A concretização destas intenções é complexa e desenvolve-se gradualmente à medida que o adulto se vai tornando mais capaz de reconhecer e responder às necessidades de desenvolvimento das crianças. Basicamente, os adultos envolvidos na abordagem pré-escolar High/Scope apoiam as crianças através:
– da organização do ambiente e das rotinas destinados à aprendizagem através da ação;
– do estabelecimento de um clima de interação social positivo;
– do encorajamento de ações intencionais, da resolução de problemas e da reflexão verbal por parte das crianças;
– da observação e da interpretação das ações de cada criança em termos dos princípios desenvolvimentistas e da sua incorporação nas experiências-chave do Currículo High/Scope;
– do planejamento de experiências que sejam alicerçadas nas ações e interesses das crianças.
*Livro: Educar a Criança – pág. 27