Oferecer horário integral sempre foi uma preocupação da Catavento. Há 30 anos recebemos as crianças para as diversas atividades desde o período da manhã, tanto na Educação Infantil, como no Ensino Fundamental. As aulas oferecidas no turno da manhã cada vez mais cativam crianças e pais pois, além de estarem em um ambiente saudável, cercados de área verde, os alunos participam de atividades dirigidas, que complemetam o aprendizado.
A melhor prova de que esse horário a mais no ambiente escolar é muito enriquecedor é o testemunho das próprias crianças. Victor Horta, aluno da Turma 1B, é o primeiro a pedir pra falar na entrevista e protesta o fato da mãe tê-lo tirado temporariamente do Grupão da Manhã: “Quero voltar ano que vem pro Grupão, todos os dias reclamo com minha mãe. Era o meu horário preferido na escola”, conta o aluno.
“Quero voltar ano que vem pro Grupão, todos os dias reclamo com minha mãe. Era o meu horário preferido na escola”
Victor Horta
Aluno da Turma 1B
Teatro, Música e Artes são atividades que acontecem semanalmente no horário do integral. O estímulo às artes é uma prioridade na Catavento, que acredita que através dessas aulas desenvolvemos os movimentos, o senso crítico, a imaginação e a expressão dos alunos. “As aulas de teatro têm como objetivo trabalhar a integração, a comunicação, a importância do trabalho de grupo e do respeito ao trabalho individual, a expressão e a criatividade. No Ensino Fundamental, abrimos as portas para eles serem o que quiserem e aproveitamos o que trazem de sua realidade para orientá-los. Com as crianças da Educação Infantil, trabalhamos com muita história, estimulamos a concentração e a expressão corporal”, conta Beatriz Mandarino, professora de Teatro.
“As aulas de teatro têm como objetivo trabalhar a integração, a comunicação, a importância do trabalho de grupo e do respeito ao trabalho individual, a expressão e a criatividade. No Ensino Fundamental, abrimos as portas para eles serem o que quiserem e aproveitamos o que trazem de sua realidade para orientá-los. Com as crianças da Educação Infantil, trabalhamos com muita história, estimulamos a concentração e a expressão corporal”
Beatriz Mandarino
Professora de Teatro
Letícia Bittencourt, aluna da Turma 1C, que frequenta o Grupão, diz que adora as aulas que acontecem de manhã e acha melhor do que estar em casa. Sua aula preferida é a de Teatro: “Eu ia ter fisioterapia no dia da aula de teatro e pedi pro meu pai mudar, porque eu gosto muito dessa aula. Esse ano, assistimos vídeos do Circo de Soleil, Cats, e lemos ‘A Bruxinha que era boa’. Foi muito legal!”, conta animada a aluna.
“Eu ia ter fisioterapia no dia da aula de teatro e pedi pro meu pai mudar, porque eu gosto muito dessa aula. Esse ano, assistimos vídeos do Circo de Soleil, Cats, e lemos ‘A Bruxinha que era boa’. Foi muito legal!”
Letícia Bittencourt
Aluna da Turma 1C
Bernardo Chaves, da Turma 1C, relatou um pouco do que fizeram no horário da manhã: “Fizemos trabalhos de artes na sala Fluor e, na aula de música, fizemos a trilha sonora do Escravos de Jó usando copos descartáveis. Foi muito legal!”
“Fizemos trabalhos de artes na sala Fluor e, na aula de música, fizemos a trilha sonora do Escravos de Jó usando copos descartáveis. Foi muito legal!”
Bernardo Chaves
da Turma 1C
Para Helena Costa, coordenadora e professora de Artes, que dá aulas também no horário da manhã, o Grupão é bom porque na escola a criança está desenvolvendo suas habilidades, brincando ao ar livre e frequentando aulas com professores específicos, que podem olhar de perto, por um tempo maior, o desenvolvimento de cada criança e aproveitar o que ela traz também do seu próprio universo.
O Grupão é bom porque na escola a criança está desenvolvendo suas habilidades, brincando ao ar livre e frequentando aulas com professores específicos, que podem olhar de perto, por um tempo maior, o desenvolvimento de cada criança e aproveitar o que ela traz também do seu próprio universo.
Helena Costa
Coordenadora e professora de Artes
Igor Siqueira, professor de música, ressalta que os trabalhos com os grupões da manhã foram momentos de bastante experimentação junto com os alunos. “O diálogo com as crianças é a forma mais enriquecedora do processo de ensino/aprendizagem e a brincadeira, a melhor maneira de sensibilizá-los e motivá-los. Trabalhar com os grupos do integral é sempre poder dividir com os alunos o rumo que a aula vai tomando, dentro de um “fio condutor” da atividade desejada. Ouvir a descoberta deles ao relacionarem o que estão produzindo com algo que eles aprenderam no ensino regular é muito bom. Como a aluna Mariana, que ao perceber que a palavra “Casa” poderia ser registrada em música com o ritmo “PaTo” (duas colcheias em um pulso, ou seja, divisão do pulso em duas metades), e a partir daí fez toda sua criação com as figuras que já conhecia”, relata o professor.
“O diálogo com as crianças é a forma mais enriquecedora do processo de ensino/aprendizagem e a brincadeira, a melhor maneira de sensibilizá-los e motivá-los. Trabalhar com os grupos do integral é sempre poder dividir com os alunos o rumo que a aula vai tomando, dentro de um “fio condutor” da atividade desejada. Ouvir a descoberta deles ao relacionarem o que estão produzindo com algo que eles aprenderam no ensino regular é muito bom. Como a aluna Mariana, que ao perceber que a palavra “Casa” poderia ser registrada em música com o ritmo “PaTo” (duas colcheias em um pulso, ou seja, divisão do pulso em duas metades), e a partir daí fez toda sua criação com as figuras que já conhecia”
Igor Siqueira
Professor de música
Já pensou em matricular seu filho no período integral? Para mais informações, entre em contato com a secretaria da escola.