Nos meses de junho e julho, o SINEPE-RJ ofereceu oficinas de leitura e produção textual para professores, com a equipe da Oficina de Textos de Bebel Pantaleão.
Bebel coordenou as disciplinas, que foram distribuídas em cinco encontros. “O objetivo das oficinas é aproximar os profissionais da educação da palavra escrita, envolvê-los na magia das narrativas, na beleza dos poemas e convidá-los a buscar, dentro de si mesmos, razões para escrever. O texto literário configura-se para nós como dispositivo potente para fazer falar e escrever, oferecendo-se assim como espaço de busca imprevisível capaz de dizer o indizível.” – explica Bebel.
“O objetivo das oficinas é aproximar os profissionais da educação da palavra escrita, envolvê-los na magia das narrativas, na beleza dos poemas e convidá-los a buscar, dentro de si mesmos, razões para escrever.”
Bebel Pantaleão
Diretora da Oficina de Textos
Ao ser questionada sobre a interferência dos textos literários na produção textual dos professores, ela responde: “Penso que a convivência com o texto literário deveria fazer parte de nosso cotidiano. Acredito que o professor-leitor terá mais facilidade para formar leitores de texto e leitores de mundo. Como não consigo separar a literatura da vida, considero-a um alimento imprescindível para o professor. Sendo arte, a literatura é capaz de nos inquietar e de nos acalmar, de nos questionar e de nos apontar novos caminhos, transformando nossas aulas em verdadeiros encontros.”
“Acredito que o professor-leitor terá mais facilidade para formar leitores de texto e leitores de mundo. Como não consigo separar a literatura da vida, considero-a um alimento imprescindível para o professor.”
Bebel Pantaleão
Ao finalizar o curso na última quinta-feira, Bebel agradeceu:“Foram encontros deliciosos de muito aprendizado com professoras maravilhosas das escolas de nossa cidade.”
A equipe de professores da Catavento não poderia ficar de fora. Profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participaram dos encontros e deixaram seus depoimentos sobre o curso:
Sensibilizada, a Coordenadora da Educação Infantil, Daniela Santos comenta: “Rubem Alves costuma dizer que a educação se divide em duas partes: uma das habilidades e outra das sensibilidades. E que sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido. Acho que além de aprofundar as técnicas, fomos educar nossa sensibilidade no curso de Leitura e Produção de Textos. Como bem diz Murilo Mendes: ‘A educação deveria formar pessoas para serem poetas a vida inteira. Pessoas que não apenas saibam fazer versos, mas vivam em poesia.’ “
“Rubem Alves costuma dizer que a educação se divide em duas partes: uma das habilidades e outra das sensibilidades. E que sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido. Acho que além de aprofundar as técnicas, fomos educar nossa sensibilidade no curso de Leitura e Produção de Textos.”
Daniela Santos
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil
Para Bruna Schueler, professora do Grupo 1: “A Oficina de Textos com Bebel Pantaleão e sua equipe, proporcionou momentos de descontração e aperfeiçoamento da Língua Portuguesa. Entendemos a importância de ler e e interpretar textos, poesias em suas diversas formas e ler o mundo de outra maneira. A leitura ajuda na imaginação, na linguagem e na capacidade de compreensão de toda criança, despertando curiosidades e descobertas!”
“Entendemos a importância de ler e e interpretar textos, poesias em suas diversas formas e ler o mundo de outra maneira.”
Bruna Schueler
Professora do Grupo 1
Mariana Luz, professora do Maternal, acrescenta: “A Oficina foi sensacional! Passamos belas noites refletindo sobre nossa realidade, aguçando nosso olhar sensível e poético. Aprendemos novas técnicas que irão contribuir em nossa prática educativa. Entretanto, o maior presente que levo desses encontros com Bebel e sua maravilhosa equipe é a capacidade de olhar com sensibilidade, amor e esperança tudo o que acontece ao nosso redor.”
“A Oficina foi sensacional! Passamos belas noites refletindo sobre nossa realidade, aguçando nosso olhar sensível e poético. Aprendemos novas técnicas que irão contribuir em nossa prática educativa.”
Mariana Luz
Professora do Maternal