Apesar de não se saber a origem exata, supõe-se que o jogo de Xadrez nasceu num palácio da Índia, embora existam também registros nas pinturas do Egito Antigo.
O jogo está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Mais do que isso, tem sido considerado um excelente suporte pedagógico, visto que se relaciona com diversas disciplinas e auxilia no desenvolvimento de algumas habilidades, dentre as quais destacamos: memória, concentração, planejamento e tomada de decisões.
Sempre buscando oferecer um ensino de qualidade e voltado para a atualidade, em 2019 a Catavento inseriu em sua grade curricular a disciplina Xadrez em um tempo semanal para os alunos de Ensino Fundamental, procurando trazer mais esse benefício para a rotina pedagógica. A proposta de inserir o jogo de xadrez no processo de ensino e aprendizagem visa preparar cada vez mais nossos alunos para que sejam capazes de tomar decisões em situações que exigem cautela, além de favorecer o desenvolvimento do raciocínio lógico que poderá ser aplicado em todas as outras disciplinas.
Ministrado pela Professora Ana Helena Lima, as aulas tiveram como objetivo inicial o reconhecimento e entendimento do jogo a partir de histórias e dinâmicas, já que poucos conheciam a nomenclatura das peças e a dinâmica do jogo. Posteriormente, passaram a aprofundar as possibilidades de movimentação das peças e a elaboração de estratégias e comportamentos que podem auxiliar os jogadores.
A professora Ana Helena nos conta um pouco sobre essa experiência:
“Levando em conta a complexidade do jogo e a faixa etária das crianças das turmas 1A, 1B & 1C, algumas atividades mais lúdicas foram necessárias, pensando em formas mais concretas das crianças se aproximarem da dinâmica do jogo sem ser algo massante. Parti de um livro escrito por um professor da UFF há mais de 10 anos, que tinha um projeto de Xadrez nas escolas municipais, e que conta a história dos movimentos das peças através de enigmas e charadas. O livro despertou bastante o interesse das crianças. Eles ficaram muito compenetrados na história. Também assistimos um vídeo sobre a “História do Xadrez”, explicando como surgiu, suas variações e curiosidades.
A ideia é que as aulas despertem nas crianças uma proximidade com o jogo, com os personagens, um encantamento para que no futuro, nas turmas 2A & 2B, estejam prontos para uma maior concentração e finalização do jogo completo. São formas diferentes de abordar dependendo da faixa etária. Os mais novos estão acompanhando no tempo deles, alguns gostam muito, não querem perder um minuto de possibilidade de estar com o tabuleiro.
A ideia é que as aulas despertem nas crianças uma proximidade com o jogo, com os personagens, um encantamento para que no futuro, nas turmas 2A & 2B, estejam prontos para uma maior concentração e finalização do jogo completo.
Ana Helena Lima
Professora de Xadrez
Nas turmas 2A&2B, a partir da segunda aula já desenvolvemos dinâmicas de jogos com os alunos divididos em grupos com a utilização de 3 tabuleiros. Nesse momento, o objetivo era estimular o desenvolvimento do pensamento lógico em grupo, um dividindo com o outro o que está pensando para que eles seguissem os raciocínios mais ou menos juntos. Alguns estão iniciando o pensamento, outros já estão mais avançados e esse confronto de pensamentos, de ideias leva eles a uma dinâmica de interatividade, de senso de comunidade, de pensar junto para poder chegar a um resultado de jogada que consiga talvez culminar num xeque-mate para finalização de partida. Foi bem interessante começar assim em grupo. Agora temos 9 tabuleiros que proporcionam a divisão em duplas, para avançar nas regras e na dinâmica de pensamento lógico, agora de forma mais individualizada. Eles estão curtindo. A única restrição é que eles troquem sempre as duplas, para criar um ambiente de troca mais dinâmico e construtivo. A cada aula existe a possibilidade de apresentação de um movimento novo e vídeos explicativos do Youtube, além de sites que eles possam treinar jogando contra o computador.
Alguns estão iniciando o pensamento, outros já estão mais avançados e esse confronto de pensamentos, de ideias leva eles a uma dinâmica de interatividade, de senso de comunidade, de pensar junto para poder chegar a um resultado de jogada que consiga talvez culminar num xeque-mate para finalização de partida.
Ana Helena Lima
Professora de Xadrez
Estou muito satisfeita! As crianças estão felizes com o jogo e apresentando resultados positivos.”
A experiência tem sido muito interessante. Vejam o depoimento da Juliana Pires, mãe dos alunos Pedro Augusto (2B) e João Augusto (Gr3):
A aula de xadrez está fazendo sucesso! Meninos da 2B pararam pra jogar no final da festa do Pedro e do Lucas.
Juliana Pires
mãe dos alunos Pedro Augusto (2B) e João Augusto (Gr3)
Estamos muito felizes com a escolha e o investimento no desenvolvimento global de nossos alunos!