“A culminância do projeto InventAção aconteceu numa manhã de sábado do mês de outubro. Esse é um dia de celebração do aprendizado, quando o resultado de tudo que foi debatido, aprofundado e elaborado pelos alunos é exposto para a comunidade escolar. As famílias dos alunos então nesse momento visitam as exposições com o resultado dos estudos: as atividades produzidas pelos alunos. Nesse dia também, os alunos se apresentam para os pais cantando e tocando uma música relacionada ao tema do projeto.
Começamos o dia com a visitação às exposições pelas famílias. O músico Gustavo Stephan, antigo professor de música e pai da escola, compôs uma música em homenagem a Catavento, e fez uma breve e emocionante apresentação, junto do seu filho mais novo.
As Turmas do Ensino Fundamental organizaram um desfile das personalidades e alguns alunos voluntários vieram fantasiados de algumas personalidades estudadas ao longo do ano. As professoras fizeram um pequeno texto contando a história do projeto em sua turma e os alunos da Turma 2B leram os textos enquanto os alunos de cada turma entrava no espaço da apresentação. Ao som das flautas das Turmas 2A e 2B os alunos, sob a regência do professor Rafael de música em parceria com a professora Letícia de inglês, cantaram “Three Little Birds” de Bob Marley.
A Educação Infantil se juntou ao Ensino Fundamental e fechou a apresentação com todos os alunos cantando “Invenções”, da banda Oxgênios.
A culminância é o resultado do trabalho de todos na escola, do pedagógico e do setor administrativo com todo o suporte estrutural e de cantina. Nesse dia também há um representante de uma livraria que disponibiliza a venda de livros para os alunos.”
(Clarisse Pessoa – Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental)
Confiram abaixo, os temas aprofundados por cada turma da Educação Infantil e do Ensino Fundamental dentro do foco do Projeto 2017 “InventAção”:
Berçário
A professora do Berçário Helenice, apresentou o livro “Como vou?” para os pequenos, estimulando a sua curiosidade. A turma aprofundou suas vivências na evolução dos meios de transporte.
Os alunos trabalharam diversas músicas para estimular a parte psicomotora, realizaram circuitos, fizeram trenzinhos de cadeira e outras atividades que envolveram a parte motora. A turma construiu, com o apoio das professoras, meios de transporte de sucata para que pudessem brincar e explorar cores e formas.
As famílias colaboraram enviando objetos, livros e imagens relacionados ao tema.
Maternal
A professora do Maternal, Andreia, aprofundou um pouco mais o tema meios de transporte com os seus alunos. Na páscoa, Andreia introduziu o tema através de uma história criada por ela, onde o coelhinho criava um carro para transportar os ovos. Depois, apresentou para o grupo a história “Sonhando Santos Dumont” e aproveitou para fazer a decoração das pipas trazidas no livro no dia dos avós.
Dentre as músicas, trabalharam “Um lindo balão azul” e a versão em português de “Yellow Submarine” dos Beatles.
Grupo 1
A professora do Grupo 1, Bruna, explorou o tema inicialmente a partir de gravuras da evolução dos meios de transporte. Os alunos relacionaram passado e presente e se interessaram bastante. O foco principal dos inventores ficou no Santos Dumont, inventor que despertou maior interesse no grupo. A turma confeccionou jogos, meios de transporte de sucata para que as crianças pudessem explorar e brincar.
A partir da música “O trenzinho caipira” de Villa Lobos os alunos criaram um trem de valores importantes para a vida. Cada criança pintou um vagão que representava um dos valores. Nas aulas de Inglês, a professora Letícia trabalhou a música “The wheels on the bus” e confeccionou um ônibus de sucata que fez sucesso entre as crianças. Todos queriam entrar e dirigir.
Grupo 2
A professora do Grupo 2, Marinez, partiu da pergunta “Quais os meios de comunicação que você tem em casa?” para listar as formas de comunicação já conhecidas dos alunos. Partiram então para a pesquisa de outros meios de comunicação, utilizados por exemplo na secretaria da escola, como o rádio e o FAX.
A professora Marinez também estimulou o uso da comunicação escrita através de cartinha com desenhos e escrita espontânea e daí surgiu a curiosidade pela profissão do carteiro. A visita aos correios para enviar uma carta para um amigo da sala foi um grande sucesso!
Grupo 3
A professora Gilcimara, do Grupo 3 questionou as crianças sobre meios de comunicação e a partir das respostas ela traçou os caminhos e os focos que o Grupo trabalharia. No lançamento das palavras que seriam estudadas pelo grupo, selecionaram: jornal, revista, televisão e computador, os mais significativos para os alunos.
Após lançar a palavra jornal o grupo confeccionou o próprio jornal, com suas próprias notícias. Fizeram também um jornal de argila, fazendo uma releitura dos primeiros exemplares do mundo.
A partir da leitura do livro “No tempo em que a televisão mandava no Carlinhos” de Ruth Rocha, a turma trabalhou os malefício e benefícios da televisão. Criaram uma televisão interativa, passando um telejornal, de sucata. Construíram um painel para representar um dos malefícios.
Os alunos também escreveram cartas que foram levadas por eles próprios aos Correios e enviadas para outros amigos do grupo. Experiência tão rara nos tempos atuais, foi bastante prazerosa para as crianças que receberam eufóricas as suas cartinhas.
Turma 1A
A professora da Turma 1A, Nathália, questionou os alunos sobre como será que as coisas são inventadas. Os alunos assistiram ao filme “Tá chovendo hambúrguer”. A professora leu também o livro O diário do capitão Arsênio. A turma se interessou e aprofundou os estudos na evolução dos meios de transporte. Os alunos demonstraram muito interesse na história de Santos Dumont e Amelia Earhart, e passaram pela invenção do carro, da bicicleta e avião.
A turma também produziu suas próprias invenções de sucata e na escrita. Leram o livro “Marcelo, marmelo, martelo” e a partir do próprio letramento inventaram novas palavras.
Turma 1B
A professora da Turma 1B, Sabrina, leu para os alunos a história de Malala, o que despertou neles a curiosidade para os direitos das meninas e mulheres o nosso mundo.
Aprofundaram a pesquisa sobre mulheres que conquistaram seus lugares na história, vencendo o preconceitos e lutando por igualdade e pelos seus direitos. Por isso a turma 1B se inspirou em grandes mulheres para produzir seus trabalhos. Voaram nas asas da corajosa Amelia Earhart, primeira mulher a cruzar o Oceano Atlântico numa aeronave, aprenderam com Malala, a garota paquistanesa que recebeu o prêmio Nobel, que devemos lutar pelos direitos de todos à educação. Conheceram Marie Curie, a polonesa que ficou famosa graças às suas pesquisas sobre radioatividade. Pelo trabalho de Wangari Mathaai, professora africana que recebeu oprêmio Nobel por plantar mais de 30 milhões de árvores no Quênia, acreditaram que é possível transformar nossa realidade em algo melhor. Tudo isso ao som das composições de Chiquinha Gonzaga e nos embalos da Pequena Notável, Carmem Miranda.
A aluna Marina trouxe o livro da coleção Antiprincesas que contava a história de Frida Khalo. A partir da leitura do livro a turma fez uma produção textual criando a sua própria antiprincesa. Depois em casa os alunos produziram com feltro, fitas, acrilon e pedaços de tecidos suas antiprincesas. Princesas a espera de seus príncipes, perseguidas por grandes vilões, bem vestidinhas que vivem em grandes castelos são os principais temas dos contos tradicionais. Escrevendo histórias de princesas diferentes, as crianças rompem os estereótipos da narrativa infantil predominante e criam suas próprias narrativas! Certamente aprender sobre mulheres corajosas, determinadas, que venceram preconceitos e saltaram obstáculos, foi muito inspirador. Para enriquecer essa atividade, e com o apoio de suas famílias, as crianças confeccionaram lindas princesas de pano.
Turma 1C
A Turma 1C aprofundou os seus estudos na evolução do cinema através dos tempos. A professora Sandra trouxe o primeiro filme da história feito pelos irmãos Lumière, o que chamou a atenção do grupo que o comparou com os filmes atuais e ficaram animados para descobrir como a sétima arte evoluiu tanto e em que ficou diferente. Começaram pelos irmãos Lumieré, até as mais recentes invenções. Trabalharam sobre o cinema mudo, grandes musicais, diretores e produtores que marcaram essa trajetória. Analisaram a evolução das animações, desde o flip book até as animações computadorizadas. Nas aulas de português trabalharam as onomatopeias e puderam comparar os filmes de heróis antigos com os atuais. As personalidades que a Turma 1C aprofundou foram Walt Disney, os irmãos Lumieré, Charlie Chaplin, George Lucas, Steven Spielberg dentre outros.
Turma 2A
A Turma 2A iniciou o ano trabalhando células em ciências. A partir desse conteúdo surgiu o interesse em aprofundar o conhecimento na evolução da medicina e das pessoas que ajudaram a melhorar a saúde ao longo dos tempos. Começaram com a invenção do microscópio, o Raio-x, passando pela invenção da tomografia. Além de voltar no tempo e estudar sobre os doutores da peste e a importância da higiene. Aprofundaram os estudos sobre Florence Nightingale e sua contribuição para a saúde mundial.
A Turma 2A aprofundou nos estudos das vacinas e as contribuições de Oswaldo Cruz. A Turma discutiu sobre transplantes e aprofundaram o conhecimento sobre os sistemas do nosso corpo.
Outro ponto bastante trabalhado na turma foram os mitos e as verdades sobre os cuidados que devemos ter com a saúde. As ervas medicinais também foram estudadas.
Turma 2B
A Turma 2B aprofundou os estudos nas grandes personalidades da história. A partir das perguntas: De onde vim? Pra onde vou? E como queremos chegar lá? A turma avançou em suas pesquisas.
Grandes pensadores do planeta como nossa grande casa foram trabalhados. Galileu Galilei, Issac Newton, Thomas Edson, Albert Einsten, Arquimedes foram grandes cientistas que fizeram a diferença. Socialmente pessoas que mudaram o mundo: Mandela, Madre Thereza de Calcutá, Paulo Freire e Fukuoka entre outros. O mundo depois deles não foi o mesmo. Personalidades que trouxeram grandes mudanças e que mudaram o mundo.
A Turma se engajou no projeto e pensou também sobre o futuro e o papel deles como cidadãos do mundo para um mundo melhor.
Nas aulas de inglês a Turma lembrou dos grandes inventores do oriente (The golden age of Islam) . Inventores de grande valor e pouco explorados no ocidente. Entre os séculos VIII e XIII os povos do Islã inventaram os hospitais, bibliotecas, o café, a câmera fotográfica, pasta e escova de dentes e a álgebra, entre outros.