SOS PLANETA TERRA!

SOS PLANETA TERRA!

Dia 14 de abril, alunos do Ensino Fundamental receberam familiares e crianças da Educação Infantil na Feira de Ciências produzida por eles com as suas professoras, a partir do tema: “SOS Planeta Terra”. Pais e amigos elogiaram bastante o desempenho dos alunos enquanto monitores da feira, transmitindo os conhecimentos adquiridos a partir das explicações dos trabalhos escritos, maquetes e experiências.

“A feira de Ciências foi um sucesso! Todos super por dentro do assunto!”

Aline

mãe das alunas Lara da Turma 1C e Ana Clara Santos da Turma 2B

Dentro deste assunto, a Turma 1A trabalhou as cidades ribeirinhas e o estilo de vida da população que vive no entorno de um rio sem poluição, além da importância do consumo de água para os seres vivos. Alunos refletiram e construíram o planeta atual e o planeta dos sonhos, pensando no que devemos fazer para salvar a natureza e garantir a água necessária para a nossa sobrevivência. A Turma 1B teve como foco a construção das cidades e os prejuízos causados no meio ambiente, como poluição advinda das fábricas e comércios e o excesso de lixo produzido. Os alunos aprofundaram nos problemas gerados pelo derramamento de óleo nos mares e rios, e a partir desse estudo, confeccionaram um filtro utilizando como materiais: garrafa pet, algodão, pedra e areia. Essa experiência serviu para demonstrarem na feira o processo de filtragem da água. Também pesquisaram a quantidade de água do nosso corpo e o quanto temos que consumir diariamente de água para a nossa saúde. A Turma 1C trabalhou a importância do uso consciente da energia para a preservação do planeta, e nesse estudo, os alunos construíram o “Jogo da Energia”.

Na Turma 2A, os alunos escreveram poesias a partir do tema visto nas aulas de Educação Ambiental Os 4 Rs: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Analisaram o gasto de energia elétrica da escola no ano de 2014, produzindo um gráfico (mês a mês) como conclusão do trabalho. Também apresentaram um experiência sobre a pressão da água, dependendo do local onde ocorre o vazamento. Na Turma 2B, os alunos produziram redações nas quais os personagens utilizavam água e energia elétrica de maneira consciente, poupando e ensinando o próximo a fazer da mesma forma. Realizaram pesquisas sobre como utilizar a energia de maneira sustentável – junto com esse ponto, analisaram as contas de luz de suas próprias casas. Além disso, as duas turmas juntas produziram uma maquete sobre uma cidade sustentável: casas, prédios, indústrias e automóveis ecologicamente corretos (com telhados verdes, filtros nas chaminés, etc), além de demonstrar como os recursos naturais podem ser preservados nessa “cidade ideal”.
Vamos economizar água!

2015-04-22T14:54:37+00:00 22 de abril de 2015|Categories: Ensino Fund.|Tags: , , , |